banner livro

1 voo, 17 escalas, 10 Países, 4 continentes – A entrega de um Phenom 100, do Brasil até a Índia



Mais um vídeo sensacional, sendo este um mini-documentário cobrindo a entrega de um jato Phenom 100 da Embraer, desde a saída da fábrica em São José dos Campos até a chegada a Nova Delhi na Índia. Vídeo de Anna Lucchese no Vimeo.

O Phenom 100 tem uma autonomia de mais ou menos 3 horas (alcance de 2182 Km), então a única maneira de fazer a travessia até a Índia seria pelo hemisfério norte, passando pela gelada Groenlândia. O Phenom tem algumas características no mínimo interessantes: Ele é homologado para ser operado por apenas 1 piloto (a automação faz todo o trabalho do co-piloto) e o assento do lavatório tem cinto de segurança, já que pode ser usado como assento de passageiro…rs.. ia fazer uma piada sobre isso mas deixa pra lá..hahaha.

Vale a pena assistir todo o documentário e não tem como não sentir orgulho por um produto tão bom projetado e fabricado no Brasil. E pros que acham que a Embraer “só monta aviões”, que “os aviônicos são todos americanos” e bla bla bla, sinto informar que os chips dentro dos aviônicos são japoneses, então o argumento por si já se torna inválido.

Também informo que se fosse tão fácil “montar” avião comprando equipamentos americanos, teríamos centenas de países fabricando aviões, no entanto a Embraer é a terceira maior fabricante do mundo e dá pra se contar na mão os países com tecnologia suficiente para fabricar uma aeronave comercial.

Então eu tenho orgulho sim! E eu tenho muito mais orgulho quando viajo aos Estados Unidos e vejo a quantidade de E-Jets e ERJs voando por lá.

Delivery Trip – from Brazil to India from Anna Lucchese on Vimeo.

Características do Phenom 100
Tripulação: 1 piloto
Capacidade: 4 passageiros (padrão) e máximo 6 (1 no assento do copiloto e outro no “banheiro”)
Capacidade de Carga: 595 kg (1,312 lb)
Comprimento: 12,80 m
Envergadura: 12,30 m
Altura: 4,4 m
Peso vazio: 3.235 kg
Useful load: 1,535 kg (3,384 lb)
Peso Máximo de Decolagem: 4.750 kg
Motores: 2 × Pratt & Whitney Canada PW617F-E turbofans, 1.695 lb de empuxo
Performance
Velocidade Máxima: 722 km/h (390 ktas)
Alcance: 2.182 km (com 4 ocupantes)
Teto de serviço: 12.500 m (41.000 ft)
Aviônicos
Embraer “Prodigy” Flight Deck 100 (baseado no Garmin G1000)

Contribuiu: Ivo Duran

Tags:

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo