banner pneufree.com

23 de Junho de 1993

Após a decolagem de Abdjan, problemas com o CDI do capitão, a carta travou (ainda bem que temos o GPS funcionando perfeitamente). Fiquei enjoado nesta etapa, não sei se por causa do calor ou por ficar ouvindo o barulho constante das hélices por muito tempo.
A etapa inteira sobre a África não teve vetoração de radar, a navegação inteira é feita através de posição transmitida e estimada por fonia. Na última hora foi autorizado o sobrevôo do Gabão devido a problemas com a guerra.
Pousamos em Kinshasa as 3:40hs (hora local – 23:40 hora do Brasil – 50 horas após a saida) e não havia ninguém da empresa [Blue Airlines] esperando.

Cllique para aumentar
Kinshasa – Clique na imagem para ver em tamanho maior
Nunca vi tantos insetos gigantes sobrevoando as lâmpadas da rampa do aeroporto, parecia filme de terror. A alfândega nos reteve por mais de 2:00hs e o diretor da empresa [Bingwa] que estava com a gente disse que eles queriam dinheiro para liberar a nossa entrada e o avião de ser fiscalizado. Também disse que assim que o dono chegasse (um tal de Doctor Mayani), ele resolveria tudo.
Finalmente as 6:00hs, após a chegada do Doctor com uma valise preta, calça jeans e chinelo tipo havaina, fomos liberados e seguimos para o alojamento.
Cllique para aumentar
A caminho do alojamento – Clique na imagem para aumentar
O Zaire é muito pobre, há pessoas penduradas em carros e kombis porque aparentemente não há ônibus para todos na cidade. Todas as mulheres que eu vi durante o percurso até o alojamento levavam uma trouxa na cabeça, e algumas tinham um bebê amarrado nas costas. O alojamento que ficamos é cercado e protegido pelo exercito (de fuzil!). Parece um condomínio fechado de luxo, contrasta demais com a pobreza que existe ao redor.
Cllique para aumentar
Alojamento e escolta – Clique na imagem para aumentar

Tags: , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
banner livro
Topo