banner livro

6 Milhões de Músicas

charles-gavin
Ontem a noite participei de um “workshop” para convidados na Nokia Store da Oscra Freire, apresentado pelo monstro da bateria Charles Gavin dos Titãs. Ele estava lá para dar dicas sobre o “Nokia Comes With Music“, um serviço da Nokia que vem com alguns celulares e permite que você tenha acesso gratuito a um acervo de mais de 6 milhões de músicas. A princípio eu estava meio cético, pois um número exagerado de canções não significa necessariamente qualidade. No entanto, após a apresentação do Charles (que é um colecionador de raridades em vinil) eu fui “owned”. No acervo tem muitos discos fora de catálogo e até discos raríssimos como o primeiro disco do Zé Ramalho que teve os originais destruídos em uma enchente e há somente umas 200 cópias rolando pelo mundo!
Eu acredito piamente que esse tipo de serviço (bem como o da Itunes Music Store) pode ser um golpe duro na pirataria. Pra que pagar “deiz real” num CD pirata se você pode ter por quase o mesmo preço (ou até de graça) as músicas que você mesmo escolhe? Claro que nem tudo são flores, as músicas ainda tem o “maledito” DRM nas trilhas (que só permite que você ouça as músicas no computador em que baixou ou em apenas um celular) , mas que deve mudar em breve para um formato mais “livre” de acordo com Adrian Harley, gerente de Música da Nokia Brasil. Outra coisa que precisa ser resolvida é a compatibilidade da Nokia com a Apple, uma vez que a Nokia Music Store não é compatível com MAC’s nem Safari (seria essencial ser compatível para poder concorrer com o Itunes).
Em relação ao Charles Gavin, puta cara gente fina! Bom papo e simpático, merece todo o sucesso na nova fase de produção e direção. Eu devia ter levado meus vinis do Titãs pra ele autografar..rs
image002

Tags: ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo