banner livro

A formação de profissionais na área da aviação tomara novos rumos

Recebi o texto abaixo do Fernando, via e-mail.

Gostaria de compartilhar com os apaixonados por aviação e principalmente aqueles que querem se tornar um profissional na aviação (Mecânico, DOV ou comissário) algumas palavras que ouvi de Clecios Silva ” responsável pela área de formação e capacitação da ANAC” e Thiago Pereira Também da ANAC.

Em 21/10/2010 durante uma palestra dada aos alunos do curso técnico em manutenção de aeronaves do Senai SC unidade de São José, representantes da ANAC falaram sobre o problema que será a falta de profissionais na área de manutenção de aeronaves nos próximos anos, o numero de aeronaves operando comercialmente poderá dobrar nos próximos anos, e provavelmente as empresas terão um grande problema em encontrar profissionais qualificados.

Qualificados, essa é a palavra chave, esse tem sido um grande problema paras as empresas aéreas, atualmente existe um modelo totalmente ultrapassado de formação de profissionais.

Como que se pode formar um técnico de manutenção em GMP por exemplo em 6 meses?
Existem relatos de coordenadores de empresas que dizem que muitos técnicos recém formados não conseguem sequer usar um paquímetro, não sabem manusear um multímetro, e mesmo assim possuem a carteira da ANAC.
As empresas tem investido muito dinheiro para ensinar o básico novamente para os recém contratados, e isso gera uma grande rotatividade dentro das empresas; ter uma , duas ou três carteiras da ANAC não representa ter garantia de emprego.

Mas segundo tudo indica isso esta para mudar, como eu já disse em um comentário a alguns meses, a ANAC vai reformular o formato dos cursos de manutenção, inclusive com uma nova apostila que substituirá a apostila arcaica que que usa hoje em dia, a prova disso foi a verba de mais de um milhão de reais que a ANAC repassou para o Senai SC para custear 75% da formação de profissionais.
Hoje o custo do curso caiu de 260 reais para apenas 65 reais por mês, muitas escolas não vão resistir as mudanças que estão por vir, por isso eu volto a dizer: pesquisem e se informem antes de se matricularem em um curso técnico que na verdade é um cursinho preparatório para banca da ANAC.

Muitas escolas já estão se adequando e Senais de vários estados estão demonstrando interesse em montar cursos voltados para a área.
É isso ai amigos até mais…

Pessoal, o recado está dado. Já falei varias vezes também respondendo a comentários que os cursos de formação hoje em dia, salvo raras exceções, são apenas preparatórios para as bancas e não formadores de profissionais. Como o Fernando disse, pesquisem bem a escola que vão estudar se quiserem realmente serem profissionais de verdade.

Tags: ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo