banner pneufree.com

A Linha Aérea De Los Hermanos

Como será que surgiu a Aerolineas Argentinas, a empresa aérea dos hermanos argentinos, heim?

O primeiro antecedente da Aerolineas Argentinas é a criação da empresa Aeroposta Argentina SA, como subsidiária da Compagnie Genérale Aéropostale da França, em 5 de setembro de 1927 que em 1 de janeiro de 1929 inaugurou a rota de Buenos Aires para Assunção no Paraguai, em julho de 1929 estabeleceu a rota Buenos Aires – Mendoza – Santiago do Chile e em novembro do mesmo ano iniciou seus serviços aéreos comerciais a partir de sua sede na cidade de Bahía Blanca, Argentina, ao sul do país.

Os franceses Jean Mermoz e Antoine de Saint-Exupéry (aquele que escreveu O Pequeno Príncipe e tem vídeo no Episódio 182) estiveram entre os seus primeiros pilotos, mas devido a problemas econômicos e políticos, a empresa suspendeu os seus serviços em 1931 e o Governo autorizou o funcionamento sob a administração do Ministério do Interior e da Direção-Geral. de Correios e Telégrafos por um período de 6 meses. Esta primeira companhia aérea estatal foi denominada como “Aeroposta Nacional”, e em 1932 alteraram a razão social para Aeroposta Argentina S.A, passando a voar em 1º de junho do mesmo ano.

Em 1945 a primeira Política Aérea Nacional estabeleceu como parâmetro central que as rotas nacionais deveriam ser realizadas com preferência por estatais ou por meio de joint ventures nacionais constituídas para esse fim, Teriam de ser domiciliadas no país, ter sócios nativos argentinos e ações nominativas, sendo que o governo ficaria com 20% delas, mas ao mesmo tempo garantir uma rentabilidade de 5% ao ano ao capital privado remanescente. Desta forma, o Governo e os parceiros do setor privado criam as “Sociedades Mistas”:

A antiga Aeroposta Argentina SA tornou-se uma Empresa Mista. E foram criadas mais 3 empresas: A ALFA. (Aviación del Litoral Fluvial Argentino), a FAMA – (Flota Aérea Mercante Argentina) e a Z.O.N.D.A. (Zonas Oeste e Norte de Aerolíneas Argentinas).

Diante do fracasso financeiro que se tornaram as Sociedades Mistas; Aeroposta Argentina, ALFA, FAMA e ZONDA, passaram a fazer parte do patrimônio do Estado, através de decreto sancionado pelo Presidente Juan Domingo Perón, e aí, em 7 de dezembro de 1950 foi oficialmente criada a Aerolineas Argentinas Empresa del Estado.

Tags: , ,

Sobre o Autor

Equipe Aviões e Músicas [email protected] [email protected] (11) 9 6920-3129 (Comercial)
banner livro
Topo