banner pneufree.com

A maior aeronave do ocidente – Conheça o Lockheed C-5B Galaxy

No dia 14 de Fevereiro de 2010 mostrei de perto o Antonov AN-225, o maior avião do mundo.

Hoje, vamos conhecer de perto o C-5B Galaxy, o maior transportador aéreo do ocidente. O que se pode falar de uma aeronave que precisa de 1.180KG de tinta para ser pintado? O que falar de um compartimento de carga que cabe 100 fuscas? São mais de 185 quilômetros de fios para operar todos os seus sistemas. Dentro de seus tanques cabe combustível suficiente para um automóvel dar 31 voltas ao redor do mundo. Cada um de seus motores engole cerca de 42 toneladas de ar por minuto.
Cada uma de suas asas pesa quase 20 toneladas, que é o peso de um C-130 Hércules sem os motores. Seu ar condicionado é capaz de refrigerar 24 toneladas de ar, o suficiente para refrigerar 8 casas com 4 quartos. São 1.658.800 parafusos e rebites no C-5, 411.900 nas asas; 1.182.000 na fuselagem e 64.900 na cauda.

E o mais interessante de tudo: O primeiro voo dos Wright brothers foi menor em distância do que o comprimento do porão de carga do C-5. O quanto a aviação evoluiu em tão pouco tempo não?

Foto do Lito na saída de emergência do C-5B Galaxy

Galaxy C-5B – Lito na Saída de Emergência

O C-5 fez uma visita a Oshkosh este ano, e como não podia deixar de ser, três filmes para mostrar tudo de perto para vocês. Tem o vídeo da chegada, extensão da rampa, fechamento do nariz, reboque walkaround e cockpit. O vídeo do cockpit não ficou tão bom porque a concorrência era grande para visitar e os aviônicos estavam desligados, por outro lado, tem uma conversa interessante com um dos pilotos que faz uns cálculos interessantes do consumo de combustível :)

Quem quiser um Wallpaper de 1280 X 720, escolha aí embaixo (basta clicar sobre a miniatura e depois salvar a imagem)

C-5B Wallpaper AeMC-5B Wallpaper AeMC-5B Wallpaper AeM

Sem mais delongas, vamos aos vídeos (todos em HD):

Vídeo 1 – A chegada e taxi

Vídeo 2 – Walkaround

Vídeo 3 – Upper Deck e Cockpit

Tags: , , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
banner livro
Topo