banner ad

A Meteorologia e a Aviação

A meteorologia é parte integrante da aviação, desde a primeira vez que o homem voou.
Hoje ela é matéria obrigatória para quem quer ser piloto, DOV, comissários, entre outros. Pra aprimorar o processo de avaliação desse pessoal na matéria Meteorologia Aeronáutica, o pessoal da ANAC criou uma página apresentando material de orientação sobre temas que são objeto de avaliação na prova teórica da ANAC, glossário de termos técnicos, relatório estatístico de desempenho por assunto nesta matéria, objetivos específicos da avaliação, indicação bibliográfica internacional, lista das ocorrências aeronáuticas por fenômeno meteorológico adverso, vídeos explicativos, imagens, relação de normas internacionais, trechos de regulamentos, recomendações, guias internacionais e outros materiais de orientação.
Pra você que tá estudando aconselho uma visitinha por lá. Tem até tópicos sobre o terror dos passageiros, a turbulência.

A página é resultado dos projetos de atualização e modernização do banco de perguntas de meteorologia aeronáutica para a certificação do pessoal de aviação civil e apresenta informações sobre o processo de formação e evolução dos principais fenômenos meteorológicos que afetam a aviação e sobre as ações a serem adotadas pelos pilotos, quando esses fenômenos tornam-se adversos para o voo.

Eu acho que este tipo de publicação por parte da ANAC aumenta a transparência nos parâmetros de avaliação do pessoal de aviação civil na disciplina e contribui para elevar o nível de proficiência e de segurança operacional já que as informações foram atualizadas e saber interpretar os fenômenos é essencial.

Vou deixar o link aqui:

http://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/profissionais-da-aviacao-civil/meteorologia-aeronautica

Boa leitura e estudem moçada!

Tags: , , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
  • Jorge A mascote dos Santos

    Ola Lito tudo bem? só escrito no seu canal acompanho todos os videos sou aqui da região de Londrina – PR que você comentou no seu vídeo sobre MECÂNICO A BORDO . Lito tenho uma pergunta fora do assunto do post mais vamos la. sobre relatório final do voo da Lammia. Você acha já que o comandante tinha ciência do problema de combustível do aviao mesmo com o trafego aerio no aeroporto de rio negro MDE se uma habilidade maior ele poderia ter pousado a aeronave? considerando que o avião pode voar sem os motores com uma razão de planeio . mesmo sabendo que bateu em uma montanha o piloto sabendo dessa falta de combustível ele deveria considerar sua altitude com o solo ? obrigado Lito sou seu fã do canal parabéns pelo ótimo trabalho . att Jorge A Santos Jandaia do sul PR

  • ar-sousa

    Pessoal, o flight radar anda meio bulgado mesmo ou é só aqui onde moro? Tô acompanhando um voo que muitas vezes ta distante mais em 3 segundos ouço o avião passar aqui em cima ou vice versa!!

    • Sempre tive delay ao usar o FR24.

      • ar-sousa

        Olá, Rodrigo. Aqui era muito preciso. Além do atraso, alguns aviões desaparecem principalmente os ERJ!

  • Thiago Moskito Antonucci

    Só vim pra dizer que adorei sua participação no NerdCast 581. Foi emocionante, divertido e elucidador.
    Boa semana.

  • Mauricio Ferrari

    Lito, ou pessoal!!!
    O blog está sendo descontinuado?
    É por esse motivo que ele não houve mais postagens novas após 20/04/2018?

Topo