banner livro

A queda de um Lockheed L-188 Electra capturada em vídeo na Argentina

Em 23 de Setembro de 1989, um Lockheed Electra do comando de aviação naval da Armada Argentina sofreu um acidente com perda total da aeronave, mas apesar da gravidade, nenhuma vítima fatal entre os 23 militares que estavam a bordo.

Não encontrei informações oficiais sobre o que ocorreu, mas pesquisando e fazendo relações com as informações de uma testemunha do fato em um grupo do Facebook, aparentemente houve um problema no trem de pouso esquerdo (que aparece recolhido na foto abaixo) e a tripulação iria pousar em emergência (por isso a filmagem em VHS). Na foto também é possível ver o motor #4 embandeirado, momentos antes do toque na pista.

Momentos antes do pouso mal sucedido, trem esquerdo recolhido.

Por alguma razão, o pouso foi abortado e uma arremetida iniciada, e nos instantes iniciais já é possível ver uma inclinação de asa para o lado do motor embandeirado. Contudo, de acordo com a testemunha do grupo, um dos motores da asa esquerda foi para potência de cruzeiro e este foi o motivo da ascenção e posterior queda sem controle.

É uma pena que não encontrei fontes oficiais sobre o acidente, mas não deixa de ser um excelente registro histórico, ainda que triste.

Mais informações:http://www.deseretnews.com/article/64747/23-ARGENTINES-SURVIVE-PLANE-CRASH.html?pg=all

Tags: , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo