banner pneufree.com

A Rotação da Terra interfere no tempo de voo de uma aeronave?

O leitor Williams fez uma pergunta interessante hoje:

Williams Head
14:39 em 3 de janeiro de 2011
Lito – Sensacional este Blog! Parabens! Cara, uma duvida que me persegue a tempo e com relacao ao movimento rotacional da terra. Um voo Sao Paulo – Johanesburgo e mais longo do que um voo Johanesburgo – Sao Paulo (sem considerar o efeito dos ventos)? Grande Abraco!

Tenho certeza que muita gente já se fez a mesma pergunta…rs
A resposta é não, a rotação da Terra não interfere de maneira nenhuma no tempo de voo, não interessando se a aeronave voa contra o sentido de rotação (oeste) ou a favor (leste).

A razão para isto é que a atmosfera na qual o avião está sustentado está “viajando” na mesma velocidade de rotação da Terra (aproximadamente 1180 km/h). Para ficar mais fácil de explicar como a atmosfera está acompanhando a Terra, quando você dá um pulo bem alto você sente que cai no mesmo lugar ou um pouco mais para trás? E se você jogar uma bola de gude do alto de um prédio, ela vai cair em linha reta ou vai sofrer o deslocamento da Terra e cair pro lado?

Portanto, o único efeito no tempo de voo de um avião são os ventos. Em voos de muito longa distância a diferença pode chegar a até 5 horas com ventos de apenas 65 nós (105 km/h), afinal um avião como o Boeing 777 voando durante 14 horas a 885 km/h + 105 km/h vai ter uma velocidade em relação ao solo de 995 km/h em um sentido enquanto no outro sentido vai ter uma velocidade de apenas 780 km/h.

As contas de economia de tempo eu deixo por conta de vocês..hehehe.

Tags:

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
banner livro
Topo