banner pneufree.com

Abortar uma decolagem – Teste da Boeing com o 747-8

Boa tarde pessoal,

O Lito tá de férias em algum lugar do mundo com sobra, água fresca e lua cheia sobre a cabeça, e portanto o Blog pode ficar sem atualização por alguns dias.
Sei que o Lúcio está fazendo um post interessante sobre o Concorde, e quando puder dou uma passada pra ver como estão as coisas.

Deixo um vídeo legal (contribuição do Thiago Garcia) sobre um dos testes mais perigosos feitos durante a fase de certificação de uma aeronave: abortar uma decolagem na velocidade máxima, com peso máximo e sem usar os reversores. A aeronave deve suportar pequenos incendios previstos na área dos freios por um tempo de 5 minutos mas o fogo não pode espalhar para outras áreas do trem.

Pra quem gosta de física, isto é física pura: transformação de energia cinética em calor.

Nem sempre os testes dão certo na primeira vez como mostra o vídeo abaixo, e os engenheiros e o fabricante dos freios refazem as especificações ou diminuem a margem de performance para se adequar ao resultado até a aeronave ficar segura.

http://www.youtube.com/watch?v=hRzWp67PIMw

Aqui um outro teste, só que feito com um dinamômetro simulando o peso e velocidade do avião. A transferência de energia é fabulosa.

A380 Brake test

Aproveitem os filmes e até a volta pessoal!

Tags: , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
banner livro
Topo