banner livro

Ace of Base – Hidden Gems #SextaMusical

hiddengems (1)

Não posso negar que os anos 90 sem dúvida é minha década favorita. A vivi, tenho lembranças, aviação era bacana demais (Tínhamos 737-200, 707, 727, DC10, Fokker 27 entre tantos outros na ativa, tinhamos VASP, TRANSBRASIL, VARIG, Nordeste, entre outras) e foi musicalmente muito boa.

Para minha felicidade o ACE OF BASE (AoB) lançou agora em Março um álbum chamado “Hidden Gems” que contem 15 faixas inéditas (ou quase) justamente “hided” daquela época. Com isso, resolvi criar artigos mais detalhados de toda discografia do Ace of Base (são 6 álbuns incluindo o Hidden Gems). Já abordei o tema Ace of Base numa série semanal em 2013, mas agora a profundidade é maior, não deixa de ser um tributo a meus ídolos de 90s: Linn, Jenny, Joker e Buddha.

O Ace of Base surgiu bem no começo dos 90. Com o nome de TechNoir se apresentava em boates de Gotemburgo, Suécia. Com o single Wheel of Fortune aparecendo na Dinamarca e alcançando rapidamente o topo, chamou atenção do público, de gravadoras e de um produtor chamado DennizPoP. Daí para o topo do mundo foram “dois palitos” com diversos singles “bombando” nas paradas. Os artigos sobre os álbuns serão com o máximo de detalhamento possível e inevitavelmente com alguns posicionamentos de fã que sou sobre alguns temas.

Um Dj que é fã da banda e famoso entre os “acers” – acers é a denominação de quem é fã do Ace of Base – fez um mixtape (prefiro que surja ainda um mixtape assinado pelo Lito DJ (ver nota abaixo), aquele que ocupa 50% do cartão SD do meu carro) com algumas músicas do Hidden Gems, o que é uma boa prévia, sinceramente gostei do que ouvi, sobretudo por poder ouvir Malin Sofia Katharina Berggren cantando.

LINK DO MIXTAPE: https://www.youtube.com/watch?v=z9j9TikeY2E

O Hidden Gems é ofertado em CD/LP/Digital Download e possui 15 faixas. Would You Believe, Go Go Go, Into the Night of Blue, Don´t Stop, Make My Day, Mercy Mercy, No Good Lover, Summer Days, Giving It Up, Come to Me, Prime Time, Look Around Me, Pole Position, Sunset in Southern California e Moment of Magic. Algumas faixas não são novidade, já haviam sido lançadas em albuns anteriores apenas em alguns mercados ou então como B-SIDE em Singles (Into the Night of Blue por exemplo).

Em minha opinião, as faixas de Hidden Gems que me cativam são: Would You Believe, No Good Lover, Summer Days, Prime Time, Sunset in Southern California. Essa última é uma faixa que havia sido lançada em The Golden Ratio na viciante voz de Clara Hagman, porém com alterações sutis na letra e no Hidden Gems surge na voz de Linn, delírio dos fãs. O ano de 2015 está sendo de reexposição para o AOB, além do Hidden Gems e uma série de entrevistas do Jonas vindo a público (estou tentando uma para o AeM) foi lançado o projeto A*BASE, que tenta ser um cover (ironicamente já houve a saída de uma integrante cujo nome era Malin, substituída por uma Júlia, cover mais real impossível).

Por tudo que o AOB realizou na música de 90s, vem aí uma série sobre cada álbum da banda, alguns fatos desconhecidos do público em geral e uma avaliação minha sobre cada álbum. Vou começar pelo 5° álbum, o único com formação digamos “alternativa”, e depois a série cronológica dos álbuns “orgânicos”.

NOTA DO LITO:

Esse rapaz Alexandre gosta muito de Ace Of base, então fiz esse Mixtape pra ele. É só clicar no play.

Link p/ Download do Mixtape.

Tags: , ,

Sobre o Autor

Alexandre Conrado, pesquisador de aviação e profissional no segmento desde 2001
Topo