banner livro

Acidente com o #7 da Esquadrilha da Fumaça

Uma sexta feira santa muito triste para os amantes da Aviação.

Durante uma apresentação do EDA (Esquadrão de Demonstrações Aéreas – Esquadrilha da Fumaça) na cidade de Lages, um acidente fatal com o ala # 7 Capitão Anderson Amaro Fernandes. As investigações vão apurar os fatores que contribuíram para o acidente e entender o que saiu errado. Há que se lembrar que os pilotos do EDA são a Elite em matéria de treinamento e pilotagem.

Há vários vídeos no Youtube, selecionei dois que mostram de ângulos diferentes esta tragédia. Com certeza esta profusão de vídeos vai ajudar nas investigações.
Por exemplo, na vista de trás é possível perceber a asa esquerda mais baixa. Na vista lateral, é possível perceber como a altitude estava baixa e como não deu tempo de recuperar.

Acidente visto de trás

Acidente visto da lateral e de mais perto

Comunicado oficial:

O Comando da Aeronáutica lamenta informar que, no dia de hoje (2), por volta das 17h, uma aeronave T-27, do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira – mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça – sofreu um acidente durante apresentação na cidade de Lajes (SC). O piloto da aeronave, Capitão Anderson Amaro Fernandes, faleceu no acidente. O Comando da Aeronáutica já iniciou as investigações para identificar os fatores que contribuíram para o acidente.

Brasília, 02 de abril de 2010.

Jorge Antônio Araújo Amaral – Coronel Aviador
Chefe Interino do CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA
Fonte: CECOMSAER

Tags:

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo