banner pneufree.com

Acidente com um Airbus A320 da PIA (Pakistan International Airlines)

Um Airbus A320 da PIA Pakistan International Airlines, de matrícula AP-BLD se acidentou hoje fazendo o voo PK-8303 de Lahore para Karachi, capital do Paquistão. De acordo com informaçÕes iniciais (sempre problemáticas logo após acidentes, especialmente em lugares como o Paquistão), havia 90 passageiros e 8 tripulantes a bordo. O site AV Herald informa que a aproximação para Karachi foi abortada por problemas no trem de pouso, os pilotos fizeram uma arremetida e durante a segunda aproximação a tripulação decretou MayDay reportando que haviam perdido os dois motores.
A torre liberou a aproximação para qualquer pista, mas a aeronave perdeu altura e impactou uma área residencial.
Até este momento (09:08AM – 12:00 GMT), não há informação de sobreviventes.
Os sites de rastreio de voo FlightRadar24 e Flight Aware não possuem dados sobre este voo, indicando falta de sinal de cobertura (menos provável) ou falta de funcionamento normal do ADS-B por parte da aeronave.

Já há videos postados no Youtube dos momentos seguintes ao acidente e pelo estado dos destroços é improvável que haja sobreviventes.

Investigações sobre acidentes aéreos devem sempre partir de uma cabeça aberta e sem julgamentos iniciais. Claro que todos sabem que a PIA fez parte da lista negra da União Européia, que os procedimentos de manutenção e treinamento dos pilotos são falhos e outras questões detrimentais, no entanto, se não houver uma visão limpa sobre o acidente, perde-se a capacidade de aprender algo novo que pode evitar outros no futuro.

Este post será atualizado conforme novas informações surgirem.

Update: O portal Terra reporta que é possível haver sobreviventes, embora não esteja claro se no avião ou nas casas (Matéria do portal Terra)

Update 2: Foto de spotter mostra o avião antes do acidente. É possível perceber grandes manchas negras sob os dois motores e a RAT baixada. Apesar da qualidade baixa da resolução, devido à distância do fotógrafo, é possível ver que os cowlings (capotas dos motores), estão com uma estranha deformação na parte inferior, além do grande vazamento de óleo. A RAT baixada indica uma falha dos dois motores em voo. Algo ocorreu entre a primeira aproximação para Karachi e a posterior arremetida. Clique a foto para ampliar.

Update 3: Dois passageiros sobreviveram à tragédia. Um membro da autoridade civil de aviação informou que a aeronave fez duas tentativas de pouso. Na primeira tentativa, os trens de pouso não estavam baixados e a pista mostra sinais de contato – o que explicaria os sinais vistos nos motores nas fotos do spotter. A tripulação não mencionou nenhum problema com os trens em contatos com a torre. Abaixo o vídeo da inspeção na pista 25 do aeroporto.

Tags: , , , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
banner livro
Topo