Airbus A380 da Air France atinge em cheio um CRJ no aeroporto de JFK #video
Há dois meses atrás eu publiquei no Twitter que a Emirates havia confirmado o início das operações do Airbus A-380 em São Paulo. Pra quem viu meus vídeos da visita que este avião fez em São Paulo em 2007 percebeu o tamanho da criança, especialmente durante o pushback.
Ontem a noite, a asa do A380 da Air France colidiu com um CRJ 700 da Comair que estava parado, enquanto taxiava para a pista de decolagem. Não houve feridos em nenhuma das duas aeronaves.
Pleo movimento que o CRJ sofreu, inspeções estruturais pesadas vão ser feitas na cauda e existe a possibilidade de perda total, já que substituição de elementos primários de estrutura costumam sair muito caros.
Bem, Guarulhos é um aeroporto bem menor do que JFK em New York, e se aconteceu uma colisão destas porlá, imagine os cuidados que deveremos ter aqui.
Nas palavras de um experiente controlador de tráfego de GRU ao saber da vinda do A380: “teremos que parar as operações do aeroporto durante quinze minutos pra esse bicho pousar e depois mais quinze pra decolar”. Claro que não vai ser assim, mas dá pra ter uma idéia do que nos espera.
O A380 é uma aeronave amada pelos passageiros, pelo seu conforto e nível de ruído baixíssimo, mas precisa tomar um banho de descarrego e sal grosso.
Update: Fotos após o choque (cortesia NTSB)
A asa do A380 perdeu a parte superior do wing fence e a parte dianteira do tip/lens. Não aparenta grandes danos.
A cauda do CRJ mostra danos pronunciáveis, o choque atingiu o estabilizador horizontal também.
via NBC New York e Mariel Fonseca