banner livro

Pra que retornar o assento pra posição vertical?

Você vem voando sossegado, o encosto do assento para trás, lendo sua revistinha ou ouvindo música. E aí começa a descida para o seu destino final. Ao passar por aproximadamente 18.000 pés (cerca de 6.000 metros), escuta a voz do comandante nos alto-falantes:

“Tripulação, preparar para o pouso, 50 graus à sombra em Quixeramobim”

Logo depois entra a voz da comissária no alto-falante pedindo para todos afivelarem os cintos de segurança, fecharem as mesinhas e retornarem o encosto de sua poltrona para a posição vertical.

Alguma vez já se perguntou porquê diabos você tem que retornar o assento para a posição vertical e ficar desconfortável no momento do pouso? (se bem que tem empresa aérea aí que o assento reclinado ou na vertical é a mesma coisa..rs)

Se você acha que é pra proteger suas costas em caso de batida, errou!

A resposta correta é: Por uma questão de segurança em caso de uma necessidade de evacuação em emergência.

Feche os olhos e imagine a seguinte situação: Um passageiro de porte grande, tipo Ed Motta ou Jô Soares sentado na janelinha. De repente surge uma emergência e esse passageiro tem que sair correndo e o cara da frente deixou o assento confortavelmente reclinado; vai ser difícil sair não é?

Mesmo que você seja magrinho, um décimo de segundo enroscado no encosto da frente reclinado pode significar a diferença entre a vida ou a morte em uma emergência.

Sabendo disso, na próxima vez que você ver um passageiro desobedecendo a ordem de retornar o assento para a vertical, advirta o cidadão educadamente e se mesmo assim ele não cooperar, informe o comissário de bordo imediatamente.

E falando em décimos de segundo, sabe porquê as luzes da cabine são apagadas para a decolagem a noite?

Resposta num próximo post… :)

Tags: , , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo