banner pneufree.com

Amelia Earhart, registro da passagem por Fortaleza em 1937

O texto abaixo é de um telegrama enviado por Amelia Earhart para a mãe antes de fazer sua primeira travessia do Atlântico em uma aeronave, ainda como passageira. Já indicava a essência de que Amelia iria atrás de seus sonhos, e que tentaria ser a primeira mulher a circunavegar o globo pilotando uma aeronave.

DONT WORRY STOP
NO MATTER WHAT HAPPENS IT WILL HAVE BEEN WORTH THE TRYING STOP
LOVE-A

Amelia dizia que tudo o que os homens podem fazer, as mulheres também podem. E melhor.

Hoje é seu aniversário de nascimento, nascida a 117 anos. Em sua tentativa de volta ao mundo, passou pelo Ceará, para uma escala técnica em 4 de Junho de 1937. Fortaleza foi escolhida para a parada longa ao contrário de Natal pois situava-se em uma longa planície, possuía hangar, apoio de rádio e melhores condições meteorológicas, além de ser uma cidade com melhores hotéis para a sua hospedagem e de seu co-piloto Frederick Nooman. No dia 6 seguiu para Natal, onde abasteceria e faria o cruzamento até Dakar.

A Fortaleza que Amelia conheceu foi assim descrita:

Com um pouco mais de 126.666 habitantes, a cidade de Fortaleza respirava Paris em suas ruas e praças. Tudo lembrava a França. A Pharmácia Pasteur era a mais conhecida e os hotéis, Hotel de France e o magnífico Excelsior. As mulheres usavam luvas. Os homens ternos de linho branco irlandês. Os chapéus eram indispensáveis, por causa do sol forteFortaleza Nobre

O arquivo digital da Universidade Purdue, que financiou o Electra que Amelia usou para tentar a travessia, possui documentos digitalizados e fotos da travessia, que com a ajuda do leitor Humberto Kubrick publico aqui as fotos relacionadas à passagem por Fortaleza, registro incrível. Destaco abaixo a chegada à cidade e a nota do hotel Excelsior (detalhe para o Standard Oil Co of Brazil no cabeçalho).

Chegando em Fortaleza com o capitão Noonan

Chegando em Fortaleza com o capitão Noonan

Recibo de abastecimento de combustível

Recibo do Hotel Excelsior

Quem acompanha o Aviões e Músicas sabe que outra mulher, chamada Amelia Rose Earhart, está neste momento circunavegando recém completou a circunavegação do globo em seu Pilatus PC-12. Amelia Rose escreveu hoje em seu Blog:

When a woman is told, “you can do anything you set your mind to,” the concept may go in one ear and out the other. However, when a woman is shown by another that she can use her mind, her heart and her skills to craft the life she imagines, she is given a tool she will forever take with her on her own unique journey. Being named after Amelia Earhart was the greatest gift my parents could have ever given me. . .they gave me a role model that led by example, dug into life with gusto and truly went out and made waves that were felt around the globeAmelia Rose Earhart

Precisa dizer algo mais?

Tags: , , , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
banner livro
Topo