banner livro

Aposentados Aerus buscam justiça em campanha de internet

Eu tive a sorte de sair da Varig bem antes do começo do fim e felizmente consegui resgatar as contribuições do Aerus, mas me solidarizo com as pessoas abaixo que não tiveram a mesma sorte e divulgo a campanha aqui no Aviões & Músicas.

Milhares de aeronautas e aeroviários aposentados da extinta Varig estão na miséria, sem dinheiro até para suas necessidades básicas como alimentação e medicamentos. Os óbitos desse grupo de pessoas, na faixa dos 72 anos, aumentaram em 20%. A situação se deve ao entrave do Caso do Fundo de Pensão Aerus na justiça, uma espera que já perdura quatro anos.

No objetivo de retomar os holofotes da população brasileira para a triste situação em que vivem os Aposentados Aerus, foi criada a Campanha Aviões Abatidos.

No blog www.avioesabatidos.blogspot.com, os internautas podem visualizar vídeos com depoimentos marcantes dos aposentados e se informar sobre o caso na justiça.

“Todos podem ajudar, é um movimento puramente social, sem fins lucrativos, esses aposentados só querem o que lhes é de direito, muitos estão passando dificuldades. Em época de Eleições, devemos denunciar o que está havendo de errado no País, essa situação não é de hoje”, afirma Martha Sampaio, uma das organizadoras do movimento.

Para colaborar com a campanha basta acessar www.avioesabatidos.blogspot.com, seguir no Twitter www.twitter.com/avioesabatidos e divulgar.
Vídeos da Campanha Aviões Abatidos (depoimentos de aposentados e imprensa)
www.youtube.com/avioesabatidos

Para entender o Caso Aerus

Com a quebra da Varig, o Fundo de Pensão Aerus, que tinha a União como agente fiscalizador, ficou sem recursos para pagar seus milhares de contribuintes. Por mais de 20 anos, os ex-funcionários da Varig contribuíram todo mês, com o dinheiro do próprio salário, para esse fundo de pensão que, hoje, depende da União para efetuar o pagamento.

Como já foi determinado por lei, por meio de liminar, a União é a única responsável por fiscalizar e garantir a segurança dos fundos de pensão e seus pensionistas. É dela a responsabilidade pelos contribuintes, em quaisquer circunstâncias. Portanto, o objetivo do blog é reunir internautas e fazer com que a União assuma sua dívida, pois é dela a responsabilidade pelo pagamento dos aposentados do Aerus.

Tags: ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo