banner livro

Aquecendo para a Feira #EAB2011 – Acrobacias

Faltam apenas 15 dias para a #EAB2011, a maior feira de aviação do Brasil, você já está preparando sua agenda (e sua mochila e protetor solar) para participar?

Alguns aperitivos da feira, especialmente no dia 14 (o dia em que estarei lá)

Comandante Tike Bazaia

Nascido na cidade de Itu, interior de São Paulo, Alberto Bazaia Junior, mais conhecido como Tike Bazaia é um dos maiores nomes da acrobacia aérea brasileira.

Desde 1973 vem se dedicando a aviação, em 1977 tornou-se Piloto Privado e em 1980 instrutor de vôo. Foi aluno de acrobacia do lendário e saudoso Alberto Bertelli, e fizeram o primeiro show aéreo juntos em 08/11/1980, época em que o pai do Tike era presidente do Aeroclube de Itu.

Possuindo mais de 980 shows aéreos e 8000 horas de vôo (sendo 2.800 horas só de acrobacia), Tike Bazaia além de piloto de demonstração aérea é também instrutor de acrobacia e atual presidente do Aeroclube de Itu.

Em 1997 foi o único civil a receber Condecoração Militar na Base Aérea de Santos, pela destreza, arrojo e perícia nos céus.

O avião utilizado é um Bellanca Decathlon. De origem americana, aviões deste mesmo modelo e similares (ACA Super Decathlon) são utilizados em todo o mundo na instrução de acrobacia aérea.

CMTE Luiz Guilherme Richieri


Nasceu em Campos do Jordão em Abril de 1960 e reside hoje próximo a Sorocaba, SP. Brevetou-se aos 16 anos no Aeroclube de Taubaté (teve que esperar completar os 17 anos para que o D.A.C. lhe enviasse a carteira). Fez o curso de Piloto Comercial e Vôo por Instrumentos ainda no Aeroclube de Taubaté, onde foi instrutor de vôo até ser iniciar sua carreira na aviação comercial.

Começou voando na VARIG nos antigos BOEING 707, e depois o BOEING 727. Foi promovido a Comandante no quadrimotor ELECTRA II aos 25 anos de idade. Imediatamente após ser promovido a comandante, assumiu a função de instrutor, cargo que exerce até hoje.

Voa Acrobacia Aérea esportivamente desde 1988 e Acrobacia de Competição desde 1993, tendo participado de todas as Etapas dos campeonatos Brasileiros desde então, sempre no topo do “Ranking Brasileiro”.

Participou ainda de vários campeonatos no exterior , como “Sebring”, o principal campenato da Florida e “Fond du Lac”, um dos Campeonatos mais importante dos U.S.A. representou o Brasil nos Campeonatos Mundiais de Acrobacia Aérea de 96, 98, 2000 e 2001.

É TRI-CAMPEÃO BRASILEIRO DE ACROBACIA AÉREA, vencendo os Campeonatos de 99, 2000 e 2004 . Foi Campeão Brasileiro da Categoria Estilo Livre Quatro Minutos em 2002 e 2003, 2004, 2005 e 2006. Na Categoria 4 Minutos é avaliada a parte artística do vôo, utilizando-se dos efeitos de música e fumaça para realçar o vôo.
Foi ainda juiz de acrobacia internacional e representante do Brasil junto à CIVA, a Comissão de Acrobacia Aérea da Federação Aeronáutica Internacional – FAI.

Cmte. RICHIERI tem hoje mais de 25.000 horas de vôo.

Preparem-se, vai ser um grande evento!

Tags: ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo