Aquecendo para a Feira #EAB2011 – Acrobacias

Faltam apenas 15 dias para a #EAB2011, a maior feira de aviação do Brasil, você já está preparando sua agenda (e sua mochila e protetor solar) para participar?

Alguns aperitivos da feira, especialmente no dia 14 (o dia em que estarei lá)

Comandante Tike Bazaia

Nascido na cidade de Itu, interior de São Paulo, Alberto Bazaia Junior, mais conhecido como Tike Bazaia é um dos maiores nomes da acrobacia aérea brasileira.

Desde 1973 vem se dedicando a aviação, em 1977 tornou-se Piloto Privado e em 1980 instrutor de vôo. Foi aluno de acrobacia do lendário e saudoso Alberto Bertelli, e fizeram o primeiro show aéreo juntos em 08/11/1980, época em que o pai do Tike era presidente do Aeroclube de Itu.

Possuindo mais de 980 shows aéreos e 8000 horas de vôo (sendo 2.800 horas só de acrobacia), Tike Bazaia além de piloto de demonstração aérea é também instrutor de acrobacia e atual presidente do Aeroclube de Itu.

Em 1997 foi o único civil a receber Condecoração Militar na Base Aérea de Santos, pela destreza, arrojo e perícia nos céus.

O avião utilizado é um Bellanca Decathlon. De origem americana, aviões deste mesmo modelo e similares (ACA Super Decathlon) são utilizados em todo o mundo na instrução de acrobacia aérea.

CMTE Luiz Guilherme Richieri


Nasceu em Campos do Jordão em Abril de 1960 e reside hoje próximo a Sorocaba, SP. Brevetou-se aos 16 anos no Aeroclube de Taubaté (teve que esperar completar os 17 anos para que o D.A.C. lhe enviasse a carteira). Fez o curso de Piloto Comercial e Vôo por Instrumentos ainda no Aeroclube de Taubaté, onde foi instrutor de vôo até ser iniciar sua carreira na aviação comercial.

Começou voando na VARIG nos antigos BOEING 707, e depois o BOEING 727. Foi promovido a Comandante no quadrimotor ELECTRA II aos 25 anos de idade. Imediatamente após ser promovido a comandante, assumiu a função de instrutor, cargo que exerce até hoje.

Voa Acrobacia Aérea esportivamente desde 1988 e Acrobacia de Competição desde 1993, tendo participado de todas as Etapas dos campeonatos Brasileiros desde então, sempre no topo do “Ranking Brasileiro”.

Participou ainda de vários campeonatos no exterior , como “Sebring”, o principal campenato da Florida e “Fond du Lac”, um dos Campeonatos mais importante dos U.S.A. representou o Brasil nos Campeonatos Mundiais de Acrobacia Aérea de 96, 98, 2000 e 2001.

É TRI-CAMPEÃO BRASILEIRO DE ACROBACIA AÉREA, vencendo os Campeonatos de 99, 2000 e 2004 . Foi Campeão Brasileiro da Categoria Estilo Livre Quatro Minutos em 2002 e 2003, 2004, 2005 e 2006. Na Categoria 4 Minutos é avaliada a parte artística do vôo, utilizando-se dos efeitos de música e fumaça para realçar o vôo.
Foi ainda juiz de acrobacia internacional e representante do Brasil junto à CIVA, a Comissão de Acrobacia Aérea da Federação Aeronáutica Internacional – FAI.

Cmte. RICHIERI tem hoje mais de 25.000 horas de vôo.

Preparem-se, vai ser um grande evento!

Tags: ,

Sobre o Autor

Um técnico com bom senso :) 28 anos de aviação comercial, de Lockheed Electra a Boeing 777. Um DJ eclético, não profissional. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
  • Lucas

    Olá Lito,
    Tenho acompanhado o blog já faz algum tempo, e como muitos que aqui comentam algo, sou um cara totalmente apaixonado por aviação,creio que é algo que vem do berço pois meu pai trabalhou na Varig com manutenção. Infelizmente acabei não seguindo a carreira da aviação, mas pretendo um dia me especializar na área. Enquanto não estudo mais a fundo sobre isso, acabo tirando dúvidas que surgem com o pessoal que tem experiência.
    Uma dúvida me surgiu quando vi o video abaixo, mais precisamente no minuto 6:20 , se você souber gostaria de te perguntar qual era a real função do “nariz” do Concorde se movimentar e a função daquela camada a mais de vidro visto alguns segundos após.

    http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=_5xZSCGlDW4

    Parabéns pelo site!

    Obrigado.

    • http://www.avioesemusicas.com Lito

      A resposat é bem fácil Lucas, mas vou deixar para o Lvcivs te responder, pois ele é apaixonado pelo concorde, estudou muito o avião e vai ter o maior prazer em te responder. Aguarde!

      • Paulo Villar

        Aproveitando o vídeo do Concorde, porque os outros grandes Aviões também não tem aquele pequeno trem de pouso (qual o nome certo?) na cauda para evitar ou minimizar os Tail Strike?
        No aguardo do Mestre Lvcivs!!Abraços!

        • http://www.avioesemusicas.com Lito

          Engano seu Paulo, possuem sim, apenas não é um “mini trem” como no concorde. Veja fotos do 767-300/777-300/ A380 e aviões compridos, todos possuem um mecanismo chamado TAIL STRIKE, que faz a mesma função. Abs.

          • Anônimo

            O mecanismo é o TAIL SKID, que evita o TAIL STRIKE. Pelo q eu já soube, no Concorde não tinha muita utilidade, era frágil e se ocorresse o tail strike, ele não resistiria.

            Além disso, há um outro detalhe que dependendo da situação, era mais fácil encostar os motores do que a cauda. Aproximação com vento cruzado era caranguejando, SEMPRE! Alguns graus de rolagem e a quina do motor batia no chão antes do trem principal.

            http://www.airliners.net/photo/0089725/L/
            http://www.airliners.net/photo/0001702/L/
            http://www.airliners.net/photo/0406511/L/

          • http://www.facebook.com/people/Micael-Rocha/100001068271319 Micael Rocha

            Não sei se já foi perguntado, mas qual a função daquela espécie de barra à frente do conjunto de rodas dos trens principais do Concorde?

          • Anônimo

            Defletores de água para evitar ingestão da mesma pelos motores!

          • http://www.facebook.com/people/Micael-Rocha/100001068271319 Micael Rocha

            Ah! Cool! 

            TKS!

    • Anônimo

      Como diria um conhecido nosso:
      “OPAAAAAAAAA, disso eu entendo!”  Hehehehe

      Lucas, a história é meio longa, mas vamos lá: Não sei se vc sabe, mas a asa do Concorde é limpa, não possui flaps nem slats, somente os elevons, que combinam a função dos elevators com ailerons.

      Pois bem, vc me pergunta: COMO diabos o Concorde pousa a 160 nós com uma asa SEM flaps, mesma velocidade de pouso de um MD-11???

      A asa do Concorde é uma obra de arte e de engenharia, abaixo de 300 nós, o formato dela faz com que seja gerado um vórtice em cima de cada asa, que aumenta MUITO a sustentação.

      O problema é que para gerar esta sustentação toda, ainda é preciso aumentar o ângulo de ataque do avião, isto é, para voar devagar é preciso levantar o nariz.

      Pois bem, ao pousar, o Concorde vem com uma atitude de até 11 graus! É impossível ver a pista com o nariz longo do avião. Por isso, foi desenvolvida uma solução em que o visor e o nariz eram baixados em 5 graus para a decolagem, aumentando o campo de visão dos pilotos, e nariz em 12,5 graus para pouso.

      Junto a isso, há o fato que o formato necessário para o voo supersônico é bem afilado. Nos protótipos do Concorde, o visor era metálico, com uma pequena janela com vista para a frente, algo que nunca seria homologado. Porém a tecnologia de vidros evoluiu e foi possível fazer um vidro que agüentasse as condições extremas de operação.

      Assim, o Concorde tem 4 configurações: visor e nariz em cima, visor abaixado e nariz em cima, nariz em 5 graus, nariz em 12,5 graus. Nesta ordem, e sempre q o nariz abaixava, o visor tinha q estar abaixado também.

      A operação do visor era hidráulica, com possibilidade de atuação pelo sistema hidráulico auxiliar e numa última possibilidade, por gravidade. Tanta redundância por um motivo simples: é impossível ver para onde se está indo com no nariz em cima a baixa velocidade. No caso de uma falha hidráulica q inviabilizasse a atuação, provavelmente o autoland não seria uma opção…

      Na prática, o visor e nariz eram baixados para 5 graus logo antes do táxi. Após a decolagem, tudo recolhido. Antes da aproximação, descia-se visor e nariz para 5 graus e na hora de entrar nos procedimentos, nariz a 12,5 graus.

      A configuração só visor abaixado era usada MUITO raramente, pois o barulho do vento era muito alto e o ganho de visibilidade era pouco. Os pilotos preferiam então pular essa posição, e os relatos são de uma diminuição considerável de ruído ao recolher nariz e visor.

      Ufa! É isso, qualquer dúvida, pergunte.

      • http://www.facebook.com/people/Micael-Rocha/100001068271319 Micael Rocha

        Hehehe! OOOOOOOOOOOOPA! Disso vc entende! haha!

  • Diego Cerqueira

    Nossa!
    Só em acrobacia os 2 separados tem mais horas de vôo que eu de sono!
    HAUHAUHUAHHAHUAHUHA

    • http://twitter.com/eliseuassuncao Eliseu Assunção

      kkkkkkkkkkk, Igualmente!

  • Paulo Villar

    Vai vendo…
    Na primeira foto esta escrito ACROBATIC de uma forma que possamos ler quando ele está… de cabeça para baixo!!!BBOOAA

  • Anônimo

    Mermão… comandante de Electra com 25 anos e instrutor desde então? Não é pouca merda não… De tirar o chapéu!

    • http://www.facebook.com/people/Victor-Medici-De-Felice/100000470188460 Victor Medici De Felice

      Pensei a mesma coisa Lvcivs !!!! Já vi estes dois “Ases” da acrobacia aérea em performance, MTO BOMMMM!!! 

  • Generoso Ferrero

    Lito, mais uma vez não vamos nos encontrar, estaremos lá noa dia 16 e o tio Gonça
    também vai.
    Abraços.

  • Lucianobranco

    Blz pessoal,

    Já vi os dois, são muitos bons, vale muito a pena ver

  • Pedro Henrique

    Fala Lito! :-) Ansioso pela cobertura da EAB-2011 aqui no A&M.
    Bom… adoro o blog, sou seguidor, leitor e porque não dizer, fã. 

    Pela primeira vez vou discordar do blog. Estou me refirindo ao Tike Bazaia. Nada pessoal, mas já assisti algumas apresentações do PT-OTB e não acho que ele seja essa “coca-cola” toda. Sem falar na sua pose e estrelismo desnecessário. Repito e deixo claro, nada pessoal.

    O Cmte. Richieri conheço apenas de vídeos e acho muito bacana as suas manobras.

    No Brasil há muita gente boa na acrobacia… só o pessoal do EDA já é uma boa representação.

  • Lucianobranco

    Tudo bem Lito,

    Dia 14 estarei lá no evento poderíamos nos encontrar lá.

    abraços

    Luciano branco

    • http://www.avioesemusicas.com Lito

      Estarei lá no dia 16.

      Lito
      http://www.avioesemusicas.com
      Enviado pelo meu Nexus S
      Em 01/07/2011 08:57, “Disqus”
      escreveu:

      • Lucianobranco

        blz Lito dia 16 tb estarei Lá

        abraços

  • Pingback: Promoção comente algo engraçado e ganhe um guarda-chuva da Boeing testado em túnel de vento! « Aviões e Músicas

Topo