banner livro

Aquilo não é pegar fogo – Qatar QR240

Muitas notícias hoje se espalhando pelas interwebs a respeito do motor do avião da Qatar Airways que “pegou fogo” (sic) na Turquia.

Pessoal, aquelas “bolas de fogo” que aparecem no vídeo não significam que o motor pegou fogo – a menos que você considere que o escapamento de um Fusca dando pipoco signifique que o motor inteiro do carro esteja em chamas.

Na ausência de uma imagem de fusca, serve uma Ferrari?

ferra3

O Airbus A330-300 com matrícula A7-AEO que fazia o voo QR-240 de Istanbul (Turquia) para Doha (Qatar), ingeriu um pássaro durante a subida. O vídeo que está abaixo mostra uma série de “stalls” ou “surges” do compressor, que nada mais é que um desbalanceamento completo das zonas de pressão dentro do motor, fazendo com que gases em altíssima temperatura sejam expulsos do interior (tanto pode ser pela parte de trás quanto pela parte da frente). Considere isso como uma tossida do motor, já que ele não curte comida mal passada, prefere mesmo um ar limpo.

A imagem abaixo pode não ser do incidente de hoje (já que está cada vez mais difícil verificar autenticidade na internet), mas ilustra bem como ficam as blades do fan (palhetas) quando atingidas por pássaro. Como sempre, ninguém se feriu – já que os aviões comerciais são homologados e certificados para operarem com um só motor em caso de emergência.

birdstrike

Pergunta que alguns estão se fazendo:

Por que não colocam uma tela de proteção na frente do motor pra evitar isso gente?

Já respondi isso, aqui neste link.

Abaixo o vídeo mostra o momento exato do evento.

Tags: , , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo