banner ad

As super produções de vídeos de segurança nas aeronaves

KLM making of inflight safety Film 1

Não sei exatamente quem começou a tendência de fazer vídeos de segurança mais produzidos e engraçados para prender a atenção dos passageiros que invariavelmente não ligam a mínima para instruções de segurança (e deveriam, pois isso pode significar você sair ileso de uma evacuação sem as bagagens de mão, ou com o cinto apertado durante uma freada brusca).
O fato é que estes vídeos agora se tornaram super produções cinematográficas e não dá para falar neles sem lembrar da Air New Zealand. Pelo menos lá em 2009 eu já postava os vídeos dela com comissários nus apresentando as instruções. Depois fizeram um com os personagens de Senhor dos Anéis e aí começou uma verdadeira saga com outras empresas lançando seus vídeos e um verdadeiro novo mercado se abriu para suprir a demanda.

Vídeos como o chic da Air France, o da Delta cheio de memes, o da United que já está na versão 2 passaram a proliferar e agora os viajantes frequentes já mantêm a expectativa de que vão assistir algo novo em suas viagens.

O lado bom destes vídeos é que realmente prendem a atenção dos passageiros, mas será que eles atingem o objetivo de conscientizar para a segurança a bordo? Algumas pessoas acham que não, como é o caso de Heather Poole, uma comissária americana que possui um blog famoso por contar histórias que acontecem durante os voos. Neste twitter ela deixa bem clara sua posição:

Agora a KLM lançou um vídeo de segurança feito em “stop motion” utilizando milhares de azulejos pintados à mão (se você não sabe a relação entre azulejos e a Holanda, dê uma googlada para saber), imaginem o trabalho que deu!

Assistam o vídeo, com o sotaquezinho dutch da comissária falando inglês.

Tags: , , , , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo