banner livro

Asas: A história da aviação do ponto de vista americano

Primeiramente, um bom dia à todos vocês! Eu sou o Lvcivs (leia-se: Lucius), e como alguns já devem ter percebido, estou ajudando o Lito na parte de perguntas e este é meu primeiro post por aqui. Sou entusiasta da aviação há mais de uma década e espero poder passar para vocês muito do que eu aprendi nesse tempo todo, bem como o que for aprendendo. Um abraço e vamos nessa, iniciando com a resenha de um livro que eu acabei de ler.

Asas

Este livro assusta um pouco de cara pelo tamanho e pelo preço, pois é um tijolão com quase 800 páginas que chega a custar 80 reais, mas é uma enciclopédia sobre a história da aviação, especialmente sobre a aviação nos Estados Unidos. Por este motivo não adianta nem entrar na discussão Wright x Santos Dumont, ele é citado vagamente, afinal esta é uma obra lançada em 2003 justamente para comemorar os 100 anos daquela tentativa de vôo dos irmãos.

Porém, o fato de focar e detalhar muito mais a aviação americana não desmerece o livro, afinal os EUA foram a grande força aeronáutica durante a maior parte do século XX, mas passa por alto sobre alguns pontos da história da aviação na Europa. O grande mérito do livro é mostrar a história dos nomes que deram origem a tantas empresas e até bases aéreas, por exemplo. Northrop? Grumman? Boeing? Douglas? McDonnell? Base Aérea de Edwards? Curtiss? Ryan? O livro conta toda a história dessa gente, e uma das coisas que mais me impressionaram nesse ponto foram a passagem de Jack Northrop por inúmeras empresas aeronáuticas e o nascimento da lenda Douglas DC-3.

Porém, o que mais chama a atenção é a seriedade dos nossos vizinhos do norte. A aviação foi uma peça importantíssima para os Estados Unidos se tornarem a nação que são hoje, e as bases disso estão fincadas ainda no século XIX com boas faculdades de física e engenharia, e com inúmeros e diversificados incentivos ao longo do século XX. Daniel Guggenheim (irmão do colecionador de arte que batiza os museus mundo afora) foi um desses incentivadores, investindo MUITO dinheiro em várias universidades americanas para a pesquisa da engenharia aeronáutica. Assim, a pesquisa e desenvolvimento eram realizadas nas universidades por pessoas já com uma boa formação acadêmica, gerando e formando mais mão-de-obra qualificada e especializada em diversas áreas de pesquisa.

Apesar disso, os americanos aprenderam muito com os projetos experimentais alemães que estavam em desenvolvimento no final da guerra. Ironicamente, a busca alemã por um avião imbatível não ganhou a guerra, mas forneceu de bandeja para os americanos vários cientistas (Wernher von Braun foi um deles) e muitos projetos finalizados ou em desenvolvimento. O avião de testes americano Bell X-5, por exemplo, era uma evolução do alemão Messerschmitt Me P.1101, e a única grande diferença é que os americanos inventaram um sistema para modificar o enflechamento da asa em vôo, enquanto que no original alemão seria preciso fazer isso no solo antes de decolar.

Enfim, ao longo do livro fica clara a relação do desenvolvimento da indústria aeronáutica com o desenvolvimento dos próprios Estados Unidos, e a importância da educação de qualidade nessa história toda. A ciência aeronáutica não existia e voar sempre foi um grande desafio e desejo da humanidade. A educação e boa formação de inúmeras pessoas, e não apenas poucos indivíduos, foi sem dúvida de suma importância para o desenvolvimento das ciências aeroespaciais. Porém, fica clara também a fragilidade financeira desse setor da economia, em todos os seus ramos, desde as linhas aéreas até as grandes indústrias, que precisaram se fundir e que hoje precisam arriscar quase todo seu o valor no projeto de um novo avião.

Um livro muito bom de ser lido, com um texto muito bem traduzido e quase sem falhas, o que é notável neste ramo que possui inúmeros termos técnicos e coloquiais bastante específicos. Muito recomendado para quem gosta de história da aviação, com o porém sobre ser focado no ponto de vista americano.

“Asas – Uma história da aviação: das pipas à era espacial”
Tom Crouch
ISBN: 8501073997
Editora Record

Link para o livro na Editora

Lucio Daou

Tags: , ,

Sobre o Autor

Espaço dedicado aos textos dos leitores do AeM que colaboram com artigos de aviação.
Topo