Camiseta Electra

Assédio sexual a aeromoça leva piloto e co-piloto a trocarem socos em vôo

Lá na Pós graduação, temos estudado cada vez mais os aspectos fisiológicos do vôo e principalmente as interrelações humanas a bordo das aeronaves. Qual não foi a minha surpresa quando li ess texto na internet e fiquei absolutamente assustado com tamanho despreparo e falta de responsabilidade dessa tripulação. Leia ATENTAMENTE o texto abaixo:

“Os 106 passageiros do voo IC 884 da Air India foram testemunhas de uma turbulência inusitada a bordo do Airbus A-320 que os levava de Sharjah, no Golfo Pérsico, a Nova Délhi no sábado, dia 3.

Quando o avião sobrevoava o Paquistão, a 10 mil metros de altitude, o piloto e o co-piloto saíram no tapa com uma aeromoça e um comissário de bordo, numa briga que começou na cabine e se estendeu aos corredores.

A razão teria sido o assédio dos pilotos à aeromoça, que prestou queixa assim que a aeronave aterrissou. Tanto ela como o co-piloto ficaram com marcas da briga.

Segundo relatos, a confusão começou ainda em terra, antes de o avião decolar em Sharjah, mas a pancadaria só teria ocorrido com o Airbus já em voo. A companhia negou que em algum momento a aeronave tivesse ficado sem comando, como afirmaram algumas testemunhas.

Os pilotos rebateram a acusação de assédio e alegaram que o caso foi de má conduta do comissário de bordo, que teria se comportado de forma agressiva dentro da cabine. Segundo eles, a aeromoça teria inventado a história de assédio para proteger o outro tripulante, que era seu amigo, para livrá-lo de ação disciplinar por parte da companhia.

A agência de aviação civil da Índia abriu um inquérito para esclarecer o incidente depois que a aeromoça registrou o caso numa delegacia.

“A companhia nem mesmo nos informou sobre esse incidente a tempo. Vamos convocar os tripulantes. Este incidente é chocante e podemos ser obrigados a tomar medidas exemplares”, disse um alto funcionário da agência.

Os quatro membros da tripulação do voo IC 884 foram suspensos enquanto durarem as investigações e a Air India avisou que vai tomar medidas disciplinares de acordo com o resultado de um inquérito da própria companhia. O comissário de bordo envolvido no incidente mais tarde negou que tivesse ocorrido troca de socos a bordo, apesar de ter admitido a discussão com os pilotos.

“Como há versões conflitantes entre os envolvidos, a administração ordenou a realização de um inquérito, que ainda está em andamento”, informou um porta-voz da Air India.”

Os conceitos de SMS, CRM  são nulos nesse caso. Imagine o que não pensaram os passageiros desse vôo? E quem pilotou o avião durante a briga? ICAO e demais órgãos de normatização da aviação civil internacional deveriam prestar mais atenção em incidentes como este.

Fonte: O Globo

Sobre o Autor

Espaço dedicado aos textos dos leitores do AeM que colaboram com textos de aviação.
  • durval pereira

    ARE BABA!

    Fico imaginando a cena e o desespero dos passageiros, e logo num Airbus, avião que não traz nenhuma lembrança infeliz…

    neste momento quem estaria de piloto seria Surya, co-piloto Shiva e Engenheiro de voo Ganesha…no jump seat imbecilis o deus da ponderação…

  • Daniel

    Responsabilidade zero!!

    Se uma cagada maior acontece, 106 passageiros e a tripulação inteira morreria, por causa de uma briguinha de marmanjões.

  • Daniel

    teste

  • Leonardo

    Infelzmente deixaram de ser pofissionais, e deram mais valor a seu orgulho.

    Quanta irresponsabilidade, graças a DEUS não aconteceu nada de grave mas que irão ter uma grande dor de cabeça (merecida) a se vão.

  • Generoso Ferrero

    LITO, ESSA É UMA SITUAÇÃO INUSITADA. NÃO DÁ PARA IMAGINAR O AVIÃO EM VOO

    COM OS TRIPULANTES TÉCNICOS BRIGANDO FORA DA CABINE

    BRIGANDO POR ALGO QUE PODERIA SER RESOLVIDO APÓS O AVIÃO ESTAR ACOPLADO AO FINGER,

    ISSO DENIGRE A IMAGEM DA COMPANHIA COM CERTEZA.

  • Elen Davis

    Que situação rídicula!!! Imagina o desespero dos passageiros e crianças a bordo! espero que o inquerito vá ate o final e que os culpados sejam punidos e que sirva de exemplo para todos…. Imagina se todo mundo perdesse a cabeça em alguma discução e partisse para a briga sempre? já pensou… putz….

  • Johnny Boy

    Se fosse aqui seria o estopim para mais uma CPI, ou tema para os programas de TV que lavam roupa suja em rede !!!

  • Comissaria Anonima

    Mas isso acontece mesmo gente! Esses comandantes só sabem assediar a gente. Eles acham que por serem comandantes podem sair com todas as comissarias e tem o poder de fazer o que quiserem. É um tipo de coação, mas quase impossivel de comprovar.

    Se você é lega demais, vc é chamada pra fazer uma visitinha e ouvir piadinha na cabine, se a gente diz não, eles tiram a gente da tripulação, banem a gente da escala. So que a gente nao pode falar nada, vai provar o que?

    Depois que eles saem bastante com voce, te trocam por uma nova. Eles ficam sedentos por novas seleções de comissarias. E 99% deles traem as esposas gente, é só a gentei querer.

    o pior é que a grande parte das comissarias adoram isso, nao podem ver um comandante que ja se molham toda! e um nojo.

    pronto, falei! da ate raiva gente. Tem mesmo que ser despedido e perder a licença. PRA SEMPRE!

  • COMANDANTE MARCO GLA

    EU TENHO MUITO RESPEITO PELAS PROFISSIONAIS, DA AVIAÇAO, MINHA MAE FOI COMISSARIA ASPIRANTE NA VARIG E VASP, UNIFORME E CONHECIMENTO EM GRANDES AERONAVES, NAO SIGNIFICA QUE VOCE TEM PODER SOBRE AS COMISSARIAS, NOS ESTAMOS LA PARA TRABALHAR, SERVIR AO BRASIL NA AVIAÇAO COMERCIAL, E RESPEITARMOS NOSSAS COMISSARIAS,UNIFORME DE COMANDANTE NAO VIA DEIXAR UM HOMEM MAIS BONITO, MAIS GOSTOSO, LA EM CIMA E NECESSARIO POSICIONAMENTO PROFISSINAL E RESPONSABILIDADE. TEM CASOS TAMBEM DE PASSAGEIROS QUE PASSAM A MAO, NAS COMISSARIAS DA TAM, E ORDEM DA CIA E QUE ELAS FIQUEM DE BOCA FECHADA, PRECISAMOS APRENDER A CONTROLAR NOSSOS INSTINTOS E RESPEITAR AS MULHERES, ASSIM COMO A CASOS DE COMISSARIAS QUE SOFREM VIOLENCIA FISICA DOS ESPOSOS,NAMORADOS, E NECESSARIO TER UMA NOVA VISAO NA AVIAÇAO, E ISTO SO SE FAZ COM REGRAS RESPEITO E POSICIONAMENTO PROFISSIONAL. E UMA DIREÇAO FORTE NAS CIAS QUE IMPEÇA ESTES ABUSOS. E POR FALAR EM TROCAR, EU PREFIRO UM COMPANHEIRA FIXA E MAIS SEGURO

banner aem
Topo