banner pneufree.com

AVI, CEL ou GMP? Qual licença devo tirar?

Há uma pergunta recorrente aqui no Blog sobre qual a licença que deve ser obtida para entrar na aviação, ou qual tem mais possibilidade de ingressar, ou qual é a mais procurada pelas empresas.
A minha resposta invariavelmente é: Tire as três licenças assim que possível. Há várias razões para isso, e uma delas é: Não fique limitado no seu conhecimento.

avi-cel-gmp
Vou exemplificar com casos reais, como no dia em que tirei essa foto. Eu estava pesquisando um problema no sistema de indicação de combustível no Being 767. Não sei se dá pra entender direito para quem é leigo, mas estou olhando para um WDM (Wiring Diagram Manual), que é um manual do fabricante que mostra os circuitos elétricos dos diversos sistemas do avião.
Pesquisar WDM é um trabalho típico de um AVI. Acontece que o problema que eu estava tentando resolver era de sistema de combustível do avião, um sistema típico de um CEL. Só que o combustível vai alimentar diretamente o motor do avião, um sistema típico de um GMP.
Através deste exemplo fica claro para mim que se você possui apenas uma especialização, nunca vai entender o avião como um todo e não vai ser capaz de resolver problemas que envolvam outras áreas. É claro que eu entendo que você deve começar por algum lugar caso não seja possível obter as 3 licenças de uma vez, mas não se acomode após obter a primeira. Não fique limitado na sua vida profissional, afinal quando as oportunidades aparecerem, os mais preparados vão te deixar para trás.
Um outro motivo é a curiosidade. Como eu vou entender como funciona um sistema de EEC (Electronic Engine Control) se não entender os conceitos de porta lógicas, diodos, relays, transistores (AVI)? E a EEC está no motor (GMP)!
É isso meus amigos, tracem uma meta para sua carreira e evoluam. A limitação impede o desenvolvimento de grandes profissionais que vai permitir a obtenção de melhores condições na carreira.

Tags:

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
banner livro
Topo