banner livro

Aviação comercial na América do Sul – Paraguai

Transportes Aéreos Mercosur

Transportes Aéreos Mercosur

No Paraguai a situação da aviação comercial beira o caos, por simplesmente não existir demanda para tal. Sua empresa de bandeira é a TRANSPORTES AÉREOS MERCOSUR ou melhor TAM AIRLINES, filhote da TAM Brasileira. Opera AIRBUS A320 em rotas a partir da capital Assunção, seus aviões tem matricula PR- do Brasil e tripulado por paraguaios e brasileiros.

Regional e sua pintura a la Gulf Air

Regional e sua pintura a la Gulf Air

Recentes incursões como da REGIONAL, que operava 737-200 com pintura copiada da GULFAIR, o que lhe custou um processo, SOL DEL PARAGUAY usando Fokker 100, AD MAIORA usando BAE JS31 JETSTREAM não deram certo e por fim, para atender localidades remotas foi criado o SETAM – Serviço de Transporte Aéreo Militar, com um CASA 212, sob operação da Força Aérea Paraguaia.

Fokker 100 da Sol

Fokker 100 da Sol

Ainda existe um operador silencioso a DELCAR, que possui um dos 737-200 mais voados do mundo, o ZP-CAQ, voando desde 1968, velho conhecido do autor deste artigo ao operar como LV-ZXS na Cardinal/Dinar.

Delcar 737-200

Delcar 737-200

O mercado Paraguaio é incipiente para operações diárias e troncais, fato este que explica o fracasso da SOL, que mesmo de posse de uma excelente ferramenta que é o Fokker 100, não deu conta. Movimentos indicam um retorno da LAP – Lineas Aereas Paraguayas, mas dificilmente sairá do papel.

Tags: , , , , , , ,

Sobre o Autor

Alexandre Conrado, pesquisador de aviação e profissional no segmento desde 2001
Topo