Não seja sugado por um motor a jato
Este vídeo mostra uma sequencia completa de partida de um motor PW4060 que equipa os Boeing 767-300ER de várias empresas. Este motor tem que ser muito potente para empurrar um avião deste tamanho, logo ele precisa “chupar” muito ar para funcionar, assim como todos os motores a jato (principalmente os de Hy Bypass Ratio, em linguagem leiga, os de “boca grande”).
Todos deveriam saber dos perigos que envolvem a manutenção de aviões, e um deles é a aproximação de um motor desses em funcionamento. Resolvi fazer a filmagem em um dia de chuva por que o efeito da sucção da entrada de ar fica visível mesmo com o motor em marcha-lenta. Cada manual de manutenção de cada avião possui as limitações de proximidade de um motor a jato em funcionamento, tanto pela frente como por trás. Na maioria dos casos, a aproximação é sempre feita de maneira perpendicular ao eixo do motor, onde tanto a sucção como o jato de ar são “fracos” (mas perceba no vídeo que mesmo sendo uma zona segura, a roupa do mecânico balança bastante com o vento).
Um mecânico tem que estar sempre consciente dos perigos e sempre seguir os procedimentos, sob o risco de se machucar seriamente ou, num caso extremo como passar em frente a um motor destes em funcionamento, vir a morrer.
Um leitor perguntou há alguns dias atrás pra que servia “aquele caracol branco pintado no bico do motor” e eu respondi que era uma maneira visual de você perceber que o motor está virando (funcionando). Então você pergunta: “Mas com esse barulho ensurdecedor não dá pra perceber que o motor está virando??“
E eu respondo: Imagine você numa rampa de aeroporto em que podem haver quatro aviões próximos todos com motores virando. Você acha que com tanto barulho em volta e você usando protetor auricular vai ficar realmente claro que determinado motor está virando?
Por isso todos os seus sentidos têm que estar atentos, o tempo todo.
Safety First / Segurança em primeiro lugar.



Não sei se procede,
Mais um dos meus professores disse que uma outra função do caracol branco pintado no bico do motor, se deve quando a aeronave está em vôo, e cruza-se com um bando de passáros…assim os passáros acham que a aeronave é uma ameaça, pois ela é semelhante a um “passáro grande”, e afastam-se do avião! Isso previne de uma possivel colisão!!!
NÃO SEI SE ISSO PROCEDE…ALGUÉM TEM ALGO A DIZER?
@Daniel F., Meu pai tbm ja havia me falado o msm!
@Daniel F., existe sim essa versão, como eu respondi no meu comentário anterior ( http://www.avioesemusicas.com/faca-uma-pergunta/#comment-10085 ) eu não credito muito nesta história, e mesmo que ela fosse verdade não funciona muito, basta ver a quantidade de colisão com pássaros que ocorrem diariamente.
@Daniel F., meu amigo, quando um pássaro estiver numa posição em vôo que dê para visualizar uma turbina na fração de segundo seguinte ele já foi … diretamente para dentro da turbina, com caracol ou sem caracol. A opinião do Lito , até por conviver diariamente com esses pássaros é a mais abalizada. Abs.
E ai Lito …blza ..!! muito legal o video ….. qnto de combustivel vai só nessa brincadeira? saberia dizer? valeu!!
@Gêneses Vier, umas 300 libras, ou 150 kilos, aproximadamente :)
Esse som é como uma “obra de arte”… “uma orquestra” para meus ouvidos….
valeu Lito, por mais um aprendizado.
ps: qto ao bico do motor, a história dos “pássaros” tb já ouvi, porém soa mais como uma “lenda”.
Abs,
Heinz Filho
Caro Lito, não há um caso de um ex-macânico da Varig que perdeu o braço pois fou sugado por um motor? Quanto a puintura que espanta o pássaro, eu já ouivi falar, mas pessoalmente não acredito. Não há, que eu saiba, estudos a respeito. Deve ser mais uma daquelas “lendad urbanas” ou melhor “lendas aeronauticas”. Abç Roberto
LITO, OU MELHOR ROBERTO NÃO ERA MECÂNICO E SIM UM ENGENHEIRO, QUE PASSOU EM FRENTE DO MOTOR PW
DO 737-200 COM O MOTOR FUNCIONANDO, SE NÃO FOSSE O MECÂNICO A POSTOS QUE ESTAVA NA FONIA
SEGURAR SUAS PERNAS ELE NÃO TERIA SOBREVIVIDO, PERDEU OS DOIS ANTEBRAÇOS.
ALGUM TEMPO DEPOIS FOI ADAPTADOUMAS TIRAS DE COURO COM MOLA E UMA ADAPTAÇÃO COM UMA PEÇA DE AÇO INOX,
(MUITO PARECIDA COM O QUE AS MULHERES USAM PARA SEGURAR O CABELO) PODE TER UMA VIDA NORMAL;
TANTO QUE VIROU INSTRUTOR DE ELETRICA / AVIÔNICA DE 767-200/300 NA EPOCA.
NÃO DA PARA ESQUECER, POIS FIZ CURSO COM ELE EM GRU E ESSA HISTÓRIA FOI CONTADA POR ELE EM SALA.,
ABRAÇOS GENEROSO
Muito bom mesmo o vídeo!! Agora uma dúvida, porque acionaram o motor com o avião parqueado?
Abraços!!
@edgar júnior, para efetuar checks de vazamentos ou qualquer check que requeira um giro de motor, nós sempre acionamos o motor com o freio acionado, senão o avião começa a andar.
Oi Lito
Sou a fã (chata) do teu blog que menos entende de mecânica e avião no mundo. Mas a-do-ro o assunto, tenho grande curiosidade a respeito (até assisto TUDO q posso sobre aviação na tv a cabo) e cada vez q entro num avião, curto tudo q acontece desde o embarque. E tenho sim, medo de avião. Mas só até o “bicho” sair dochão. Depois é tudo festa.
Descobri teu blog fuçando para saber o eram as tais posições intol e tasil. Descobri graças a ti! e nunca mais deixei de dar uma passada aqui.
Na última vez em q desci no Rio, o desembarque foi na pista e eu tirei fotos das turbinas. Não sabia o que fazer com elas, além de exibi-las nos meus albuns de fotos.
TB tenho tenho um blog. É um blog-salada, porq escrevo sobre aquilo q chama minha atenção, me fez pensar…enfim é um blog genérico.
Toda esta longa explicação é pra te pedir autorização para postar o video “não seja sugado pela turbina” que eu amei. Vou escrever sobre a minha curiosidade (10) e entendimento (0) por aviação. Tb vou falar do teu blog, dar os devidos créditos e link com o post – já coloquei um link com o blog há tempos.
Pense no meu caso com carinho. SE quiser dar uma olhada – www.inesmxc.blogspot.com.
Tenho tb outro blog de piada podres, onde postei a piada da moeda de créu. link no blog
valeu!
Inês
@Inês, bom dia. Pode utilizar o vídeo no seu Blog, sem problemas desde que seja creditado como vc sempre faz. Em breve vou colocar uns vídeos sobre os barulhos que o avião faz quando decola e deixa os passageiros assustados.
O Tesser vai ficar famoso.
Sou técnico em menutenção eletromecânica. Embora não trabalhe com aviação, sou apaixonado por aviação. Por isso quero saber cada vez mais sobre esse assunto. Todos que quizerem me enviar podem faze-lo por meu imail.