O mundo descobre que mulheres são boas…de pilotagem!

04 / 09 / 20092 Comentários

Deveria ser chocante por vir de lá. A China anunciou que desenvolveu roupas de voo especiais para as suas pilotas de caça. Foram 16 pilotas formadas após 44 meses de curso, e elas não são as primeiras mulheres chinesas a pilotarem aviões militares, pois já existem 52 em serviço (voando outros tipos que não aeronaves de combate) e tem mais 545 em treinamento.

Observando o sucesso de pilotos mulheres nas força aérea americana nas ultimas três décadas, um número maior de países começaram a se mover na mesma direção, e a razão é simples: Muitas das mulheres que passam pelos treinamentos acabam desenvolvendo uma pilotagem muito melhor que a média dos homens.

A força aérea da India tem mais de 50 pilotos mulheres, e dificuldades em manter os homens nos comandos, pois muitos abandonam a força aérea por uma carreira mais lucrativa como pilotos comerciais. Mas enquanto as mulheres se dão bem na pilotagem, junto vem um outro desafio.

A mulheres indianas, mesmo as militares, sofrem uma pressão familiar e social para se casarem (é só ver a novela Caminho das Indias.. haha). E as que são casadas sofrem grande pressão para terem filhos. A força aérea da India fornece dez meses de licença para isso, incluindo os 6 meses durante a gravidez e quatro meses após o nascimento. Dá pra perceber que deve ser difícil combinar a pilotagem com “ser dona de casa” nos países do oriente.

O custo pra treinar um piloto, independente do sexo, é mais ou menos meio milhão de dólares e pode levar até cinco anos.

Posts Relacionados:

Sobre o autor:

Um técnico com bom senso :)

Todos os posts de Lito

2 Responses to “O mundo descobre que mulheres são boas…de pilotagem!”

  1. Pedro Fraiman disse:

    O Brasil a cada dia evolui no quesito: “mulheres na aviação de caça”. Mesmo com o grande preconceito com a presença delas na ‘caça’, o machismo está perdendo a batalha.

    Aqui no BANT – Base Aérea de Natal há duas turmas (se eu não me engano) concluídas com mulheres, e algumas em treinamento. Então, em alguns anos poderemos ver as mulheres no comando de esquadrões da FAB.

  2. Iara Scot disse:

    Bom sabemos que ainda estamos só no começo desta conquista, existem mulheres que não se amedrontam e fazem bonito…Superando o preconceito e dificuldade de arrumar trabalho depois,visto que e uma área totalmente masculina, eu que o diga porque sou habilitada e sou professora em todas as categorias(AE) formada também no MOPP Movimentação operacional de produtos perigosos, e sonho em tirar o BREVÉ!!

Deixe um Comentário

Nota: Este post tem mais de 10 meses. Muita coisa já pode ter mudado, tem certeza que quer comentar aqui?.

 

Switch to our mobile site