banner pneufree.com

Avião Airbus A320 sai da pista em Honduras

Um avião da Taca se acidentou hoje em Tegucigalpa (Honduras) durante o pouso. O avião fazia uma escala de um vôo que seguia para Miami

.Taca

Ainda não tenho muitos detalhes sobre o ocorrido, mas este é o METAR ((METeorological Aerodrome Report – Relatório Meteorológico de Aeródromo) da hora do acidente:

MHTG 301500Z 19004KT 2000S -DZ FEW008 BKN020 OCV080 21/19 Q1016 2KM S SW WSW D/C 8KM PCPN CL HZ

Esses dados informam uma garoa fina, com vento leve de 4 Knots (aprox 8 km/h) e teto baixo (2000 pés). Apesar do aeroporto ser um dos mais perigosos do mundo para operação comercial, somente as condições meteorológicas não explicam o acidente. O piloto tentou um pouso antes e arremeteu. De acordo com um passageiro, o avião tocou na pista muito além do ponto normal. Caso ele esteja certo, ainda assim não seria motivo para derrapar e sair da pista (apesar desta estar molhada). Vamos esperar as investigações, mas acho que algum problema ocorreu no avião ou foi um tremendo erro de piloto (mas o Piloto foi uma das vítimas).
Quando vi as imagens filmadas logo após o acidente, duas coisas me chamaram a atenção:
1- A porta dianteira esquerda da aeronave não apresentava a escorregadeira inflada (apesar da porta estar aberta).
2- Os passageiros que escapavam pelas saídas de emergência sobre a asa e pela porta traseira levavam a bagagem a tiracolo!!!! PQP, sempre é avisado para os passageiros durante as demonstrações de segurança que em caso de evacuação, TODOS os pertences de mão devem ser deixados para trás!!! É incrível como as pessoas se arriscam a morrer por uma bolsa, ou melhor dizendo, algumas pessoas acham que o que há na bolsa é mais valioso do que a própria vida.
Este é o décimo sétimo Airbus A320 perdido em acidente.

Tags: , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
banner livro
Topo