Camiseta Electra

Avião da Air France Desaparecido AF447

O voo AF447 da Air France que ia do Rio para Paris está desaparecido. Abaixo informações da Globo.com sore o acidente com alguns comentários meus.

A companhia Air France informou que o Airbus que sumiu sobre o Oceano Atlântico quando ia do Rio de Janeiro a Paris mandou uma mensagem às 2h14 GMT desta segunda-feira (23h14 de domingo em Brasília) avisando sobre uma pane elétrica. O aviso teria sido mandado depois que a aeronave, um Airbus 330-200, atravessou uma área de tempestade, em que enfrentou forte turbulência.

François Brousse, diretor de Comunicação da empresa, disse em Paris que a hipótese “mais provável” é que a aeronave tenha sido atingida por um raio.

Comentário do Blog: Raios atingem aviões todos os dias, geralmente não causam problemas e se causarem não são suficientes para afetar a aeronavegabilidade dos aviões.

O voo AF 447, que levava 216 passageiros e 12 tripulantes, segundo a empresa deveria ter pousado às 6h10 (horário de Brasília) no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. Anteriormente, a empresa havia informado sobre a presença de 15 tripulantes.

Site oficial da Air France sobre o possível acidente

Foto do avião acidentado F-GZCP antes de ser entregue a Air France, o avião era novo, tendo feito o primeiro voo em 25 de fevereiro de 2005.

CNN informa que haviam nuvens chegando a 52.000 pés na costa nordeste do Brasil.

Foto da aeronave desaparecida, já com as cores da Air France

Os ultimos voos do F-GZCP com tracking.

Este post será atualizado com novas informações.

Tags: ,

Sobre o Autor

Um técnico com bom senso :) 28 anos de aviação comercial, de Lockheed Electra a Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. O Aviões e Músicas possui moderadores de comentários e se reserva o direito de apagar quaisquer comentários que sejam ofensivos ou que não contribuam para uma discussão saudável. Pontos de vista divergentes são muito bem aceitos e incentivados, desde que se mantenha o mínimo de civilidade. Este é um espaço para discutirmos aviação :)
  • Luan

    Olá Lito!! sempre acompanho seu blog…parabéns pelo excelente trabalho,mas nessas hrs de profundo pesar a união de todos aqueles que tem "combustível de jato nas veias" é imprescindivel. Não buscando um pré julgamento errôneo do fato mas tudo deve ter acontecido de uma forma brusca para a cabine de comando nem ter tido tempo de reação. Será uma colisão ainda não descoberta? Se turbulência, será que as regras de Etops terão que serem revistas e os engenheiros terão que enfrentar mais um enigma? Abração

    • http://www.smart.dj/blog/about Lito

      @Luan, claro que vai haver discussões sobre ETOPS, mas acho que vai haver mais ainda sobre fly-by-wire. Não acredito em outra colisão, pois não há reportes de outra aeronave desaparecida. Acredito em falha catastrófica estrutural, mas a causa ainda é desconhecida, pois raio ou turbulência severa não causariam falha catastrófica. Mais tarde vou postar algo sobre raios em aviões. Abraço.

  • Plinio Rocha

    Olá Lito,

    Gostaria de saber o porque da demora para localizar o avião. Ele não possui GPS? Não é monitorado por radares? Como pode sumir dessa forma por tanto tempo? A caixa preta possui algum mecanismo de envio de dados remotos, para caso de uma tragédia desse nível?

    Parabéns pelo trabalho, adoro seu site e verifico suas atualizações diariamente.

  • renata

    ola lito….

    gostaria de saber o horario de saida e de chegada ki provalvelmente era pra o avião chegar! qual é o horario????

    • http://www.smart.dj/blog/about Lito

      @renata, não tenho os horários reais, mas tenho os que deveriam ser:

      ETD (Partida) as 19.00 hs do Galeão
      ETA (Chegada) as 11.15 hs em Paris

banner aem
Topo