banner livro

Avião movido a energia solar em testes para dar a volta ao mundo

Solar Impulse em voo técnico

Solar Impulse em voo técnico

O nome dele é Solar Impulse, já em sua segunda versão. É movido a energia solar, possui a envergadura de um Airbus A-340 e o peso de um automóvel médio. Na última semana fez um voo de testes e nesta terça decolou para fazer o voo mais longo até agora: 16 horas.

Considerado o avião movido a energia solar mais avançado do mundo, decolou as 7 da manhã em Mountain View (lá onde fica a sede do Google) e é esperado que retorne por volta de 23:00hs.

O criador do avião e piloto é o suíço André Borschberg, que disse que o avião estará pronto para cruzar o país no dia 1º de Maio, se a meteorologia ajudar.

“Estamos aqui para inspirar,” Borschberg disse à rede de televisão NBC nesta terça, concluindo que espera que a ciência e a tecnologia (e a imaginação) despertem as novas gerações para o uso dos recursos naturais.

Para a viagem programada para atravessar os Estados Unidos em Maio, o Solar Impulse fará paradas em Phoenix, Dallas, Washington e New York, sendo que cada perna de voo durará entre 20 e 25 horas. O próximo passo será dar a volta completa ao mundo.

Pra quem quiser acompanhar o voo em tempo real e saber tudo sobre o projeto: http://www.solarimpulse.com/

E aqui um vídeo do meu colega Salvi, que fez o voo Zero-G comigo, fazendo um “walk around” no Solar Impulse.

Tags: , , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo