banner livro

Aviões no cinema

Douglas Adams diria que pias de cozinha, tijolos e pessoas não possuem o aparato necessário para voar. Talvez por isso mesmo, voar seja uma obsessão para muitas pessoas. Rumar ao desconhecido e desafiar a lei da gravidade.
Hoje, não há como imaginar um mundo sem a aviação. Pulverização de lavouras, transporte de cargas e passageiros e esforço de guerra. Funções em que as aeronaves são empregadas diariamente no mundo todo. E viajar de avião, pilotar um, ou apenas ser um apaixonado por aviação rendem muitas histórias. Estas histórias viram livros, músicas e filmes.

De Holywood a Bolywod, os filmes sobre aviões já arrastaram milhões de pessoas para os cinemas. Como nosso conhecimento em filmes indianos é um tanto limitado, listamos algumas grandes produções de Holywood sobre aviação. Eles podem ser apreciados na TV por assinatura, em canais on demand (como NET-NOW, por exemplo) ou canais da internet como Netflix e Youtube.

• Tora, Tora, Tora – idealizado por Fleischer, Kinji Fukasaku e Toshio Masuda, este épico foi lançado em 1970 e ganhou o Oscar de melhores efeitos especiais, tendo sido indicado em cinco categorias. O roteiro foi escrito em conjunto por Ladislas Farago, Gordon W. Prange, Larry Forrester, Ryuzo Kikushima, Hideo Oguni e o consagrado Akira Kurosawa. Americanos e japoneses se uniram para dar vida a este filme que conta a mesma historia, mas por dois lados diferentes. As emoções e ações dos ataques a base americana de Pearl Harbor em 1941 são retradas no filme. O que impressiona é o esforço documental, que faz do filme uma excelente aula de história, e o ritmo de ação frenético, muito diferente do que era comum em 1970. O filme conta bom belas imagens e um número grande de tomadas de caças antigos, tanto americanos quanto japoneses. Os principais nomes do elenco são Martin Balsam, Joseph Cotten, Jason Robards, Toshiro Mifune e E.G. Marshal. Este é um filme difícil de encontrar. Como um clássico, pode ser encontrado na locadora do Paulo Coelho.

01

• O aviador – uma maravilhosa biografia do excêntrico Howard Hughes, que investiu em petróleo, cinema e aviões. Dirigido por Martin Scorcese, lançado em 2005 pela Warner, com roteiro de John Logan, esse filme foi estrelado de forma brilhante por Leonardo Di Caprio. Jude Law, Kate Beckinsale, Cate Blanchett e Alec Bladwin também dão as caras nesta produção. Foi ganhador de cinco estatuetas do Oscar. O filme mostra o milionário que herda a fortuna do seu pai, um magnata das indústrias de exploração e refino de petróleo. Para se ter uma ideia da vida de Hughes, ele investiu pesado no cinema, montou uma grande equipe para criar aviões e comprou e administrou a companhia TWA. No cinema, dentre os três filmes que ele financiou, dirigiu o clássico “Hel’s Angels”, que custou 3,8 milhões de dólares, um recorde de época. Se envolveu com as atrizes Katharine Hepburn e Ava Gardner. Seus comandados lançaram os aviões H-1, que quebrou o recorde de velocidade (566 km/h) em 1935, o avião espião XF-11 e o absoluto de carga H4-Hércules, de madeira e maior envergadura da história. Todas essas curiosidades são retratadas no filme, além de sua rixa com Juan Trippe, presidente da Pan Am, que lhe rendeu até uma investigação federal. Este filme é presença constante na TV por assinatura. Paralelamente, ele se dedicava a sua grande paixão, a aviação. Vencedor do Oscar de 2005 em cinco categorias entre elas Melhor Atriz Coadjuvante, pela atuação da bela Cate Blanchett.

02

• Top Gun – Ases indomáveis – lançado em 1986, este filme arrastou multidões aos cinemas e foi presença certa na década de 80 e 90 na Sessão da Tarde. Dirigido por Tony Scott e com Roteiro de Ehud Yonay,Jim Cash, este filme ficou tão famoso que seus clichês dramáticos renderam uma paródia protagonizada por Charlie Sheen, chamada Top Gang – Ases muito loucos. No filme, o protagonista Pete “Maverick” Mitchel, interpretado por Tom Cruise, é um piloto de caça da Marinha dos EUA, que é escolhido para a escola de aviação Navy Fighter Weapons School ou Top Gun. Após seu melhor amigo abandonar a aviação, ele fica solitário. Na escola encontra uma bela mulher, com quem passa a viver um caso de amor. Entretanto, ela é sua instrutora, o que gera certo conflito. Lá, ele também encontra um inimigo, na verdade um adversário. Essa trama segue pelo filme, com sequências de tirar o fôlego. Uma curiosidade é que o avião MIG-28 utilizado no filme era fictício, já que a URSS só produzia MIGs com números ímpares. Logo, para as cenas no filme, a aeronave utilizada foi um F-5 Tiger I. Agora, imagine como seria conseguir um legítimo MIG em plena guerra fria. A produção foi tão grande, que contou com a colaboração da escola Top Gun original e da Marinha dos EUA. Um piloto de acrobacias morreu durante as filmagens ao cair no oceano Pacífico com seu avião. O elenco conta com astros como Val Kilmer, Tim Robbins e Meg Ryan.

03

• Apertem os cintos, o piloto sumiu – uma comédia que foi considerada um dos dez filmes mais engraçados já produzidos pelo American Film Institute. Lançado em 1980, escrito e dirigido por Jim Abrahams e pelos irmãos David e Jerry Zucker, rendeu uma continuação e reuniu um elenco com figuras carimbadas do mundo das comédias non-sense, como Robert Stack, Lloyd Bridges, Peter Graves, Leslie Nielsen, Kareem Abdul-Jabbar. Neste filme, o protagonista Ted Striker, vivido por Robert Hays, é um ex piloto que atuou em uma guerra hipotética que sofre com todos os traumas possíveis de um ex combatente. Quando toda a tripulação é afetada por uma intoxicação alimentar, o único que pode pousar o avião é Striker, que não foi intoxicado. Entretanto, para levar o avião para o solo em segurança, ele terá que ser tranquilizado por um terapeuta maluco e um monte de passageiros bizarros. Por ter sido coroado como um dos mais hilários da história, o filme é passado com frequência no Telecine Cult. Também pode ser visto completo no youtube, com a dublagem original. Dentre os prêmios, Globo de Ouro de melhor comédia.

04

O voo – um recente filme que o Lito já explicou sobre um piloto herói e sua dependência química. Lançado pela Paramount em 2013, o filme foi dirigido por Robert Zemeckis com roteiro de John Gatins. Denzel Washington é Whip Whitaker, um experiente piloto de aviação comercial. Em um dia normal o avião que pilotava, lotado de passageiros, fica com o sistema de direção prejudicado, sem conseguir reduzir a altitude de voo. Em uma manobra espetacular ele vira a aeronave de cabeça para baixo e, como que por milagre, pousa o avião. Entretanto, uma única vítima fatal força uma investigação mais profunda nos motivos do acidente. Os problemas do piloto com bebida e drogas aparecem. As relações familiares, com o sindicato, advogado, amigos e uma bela mulher apimentam o enredo deste drama. No elenco John Goodman e Don Cheadle. Mais um filme que passa com frequência na TV por assinatura.

05

• Aviões – uma animação com direção de Klay Hal (que o Lito já entrevistou neste post) e roteiro de Jeffrey M. Howard. O filme da Walt Disney Pictures, lançado em 2013, trata de um avião pulverizador, chamado Dusty, que sonha em competir como piloto de alta altitude. Além da limitação mecânica, ele não é projetado para altas altitudes e velocidades, ele tem medo de altura. Então ele recorre a Skipper, um veterano avião da marinha, que se recusa a ajudá-lo. Dusty participa das eliminatórias, sendo motivo de risadas no início e surpreendendo a todo o público no final. Entretanto, ele fica em sexto lugar e não se classifica para as finais. Mas, quando tudo parece perdido, o quinto colocado é desclassificado por trapaça. Ele passa para as finais. Então, ele convence Skipper a treiná-lo e precisa vencer seus medos para poder se tornar um grande competidor. Um desenho sobre amizade, superação e espírito de competição. Uma bela lição para as crianças e um filmezinho leve para os adultos. Canais infantis e Telecine Fun costumam passar este desenho.

06

Incontáveis diretores, atores e espectadores sonharam com aventuras a bordo de um avião. Não há lista grande o suficiente para citar todos os filmes. É claro que, ao dar estas dicas de filmes, deixamos de lado filmes, que também podem ser muito bons, como O Terminal, Invencível, Falcão Negro em Perigo, Voando Alto, O Voô da Fênix, Alto Controle, Flyboys, Voô United 93, Amelia, etc.

Todos são bons títulos que poderão render boas horas na frente da tela. Apertem os cintos, porque aviões podem nos fazer viajar de um lugar para outro e nos fazer viajar com a imaginação.

Fonte: combomultinet.com

Por: Patrícia Sousa

Sobre o Autor

Espaço dedicado aos textos dos leitores do AeM que colaboram com artigos de aviação.
Topo