banner ad

B787 – Baterias Li – o que?

EDIT: Adicionado um vídeo muito interessante :)

Este post é uma “continuação” do post do Lito sobre o incidente com a bateria de Li-Ion do B787. Leiam o post dele para entender melhor o que vou falar aqui.

A principal diferença entre baterias de Lítio (sejam elas Litio Ion, manganês, ferro, etc..) é a relação peso/watts que cada uma oferece. A vantagem é tanta que todos os smartphones, notebooks, etc estão equipados com baterias de Litio (Isso mesmo, a mesma que, por algum motivo, se incendiou no 787 é a mesma que está agora ou no seu bolso, ou do lado do seu teclado, ou pior, em cima de suas pernas, prontas para explodir (brincadeira….))

Eis algumas diferenças básicas entre elas:

Uma bateria normalmente é constituída de várias “pilhas” (que chamaremos de células) ligadas ou em série (Maior voltagem tensão) ou em paralelo (Maior capacidade). Uma célula de NiCd possui uma voltagem tensão de 1.2V enquanto que numa de LiIon esta é de 3.6V, ou seja, são necessárias 3 células de NiCd para chegarmos à voltagem tensão de uma única célula de LiIon.

A capacidade de descarga de uma bateria de Lítio também é muito superior, ou seja, ela consegue fornecer uma grande quantidade de energia num curto espaço de tempo. Uma bateria de cerca de 200g de Lítio Ion consegue facilmente dar a partida num carro, como no vídeo abaixo. Que bateria normal conseguiria suportar tanto tempo assim o motor girando?

Ao compararmos a energia específica percebemos que a bateria de Lítio é muito mais eficiente. Enquanto que na de NiCd esta relação varia de  40 a 60 Wh/kg, na Li-Ion estamos falando de algo em torno de 100 – 265Wh/kg.

Em números mais simples:

Uma bateria de NiCd de 3Ah com 7.2V (6 células) pesa aproximadamente 250g. Já uma bateria de LiIon com os mesmos 7.2V (2 células) e com 3000mah pesa cerca de 140g.

Infelizmente não tenho números oficiais de peso/voltagem/capacidade de baterias que equipam os aviões hoje em dia, talvez o Lito possa nos ajudar com esses dados, mas como sabemos, tudo na aviação tem que ser o mais leve possível então fica bem fácil de imaginar porque os engenheiros da Boeing utilizaram esta tecnologia no B787 . Como ele necessita de muita energia, ficaria inviável utilizar baterias de NiCd em virtude do peso delas.

Mas óbvio que tudo tem um porém…

Alguém já presenciou uma pilha alcalina ou pilhas recarregáveis explodindo?

Isso é bem difícil de acontecer porque neste tipo de pilha existe uma válvula que quando a pressão interna atinge um determinado valor ela abre e evita que a bateria exploda. Nesse caso ocorre o vazamento do conteúdo e a pilha não serve para mais nada…

Já nas bateria de Li-Ion também existe uma válvula, porém como a reação de Lítio com os outros componentes é muito mais rápida, pode acontecer do invólucro se romper e ocasionar um incêndio.. Uma das maneiras que isso pode ocorrer é uma condição de sobrecarga como o Lito comentou no outro post. Abaixo segue um vídeo do que acontece quando uma bateria dessas explode…

Como vocês podem ver a reação é muito violenta e a bateria era bem pequena se compararmos a que existe no avião.

Por fim, não se pode condenar o uso deste tipo de bateria no 787 já que ela é a única que se encaixa nos requisitos do projeto. Há porém algumas condições que necessitam ser asseguradas para que não ocorra um incêndio de grandes proporções (e estas foram cumpridas, já que o fogo se conteve à bateria e não se propagou para o resto)

Como o Lito falou, o fato de “groundear” toda a frota não significa que o avião não é seguro, pelo contrário, é uma maneira de corrigir algumas falhas naturais no decorrer da vida útil do avião (Assim como o A380 teve problemas na asa, a R.R nos motores, etc…)

Sabemos que a mídia no Brasil é muito sensacionalista, porém cabe a cada um nós interpretar da maneira que acharmos conveniente.

Duvide de tudo que você ler/ouvir, questione, vá atrás. Não se atenha a uma só fonte de informação :)

Tags: , , , , ,

Sobre o Autor

Amante da aviação deste criança, Bacharel em Ciências Aeronáuticas pela PUC-RS e Co-piloto ATR 600 :)
Topo