Barulho de motor a jato

Uns aficionados gostam do barulho, outros gostam do cheiro do querosene queimado, mas uma coisa é certa: Quem mora nos arredores dos aeroportos são obrigados a conviver (sem protetor auricular) com o barulho constante dos aviões (independente de quem chegou primeiro ao local). Pois bem, enquanto engenheiros se debruçam para descobrir meios de reduzir o consumo de combustível, um pesquisador na universidade da California (Irvine) chegou a uma idéia de como reduzir o ruído dos motores a jato. Dimitri Papamoschou diz que o ruído principal do motor é causado pela turbulência que o ar saindo rapidamente do motor causa ao ser expelido. De acordo com ele, isso pode ser reduzido pelo direcionamento do barulho para cima através da separação do ar em dois canais de diferentes velocidades. De acordo com os estudos, o ruído pode ser diminuído em até 6 decibeis!!! Isso é muita coisa, se considerarmos que a cada corte de 3 decibeis o som perde metade de sua pressão.
A idéia do cara parece muito interessante, mas por experiência eu percebo que o ruído maior de um JT8 é na entrada de ar (sucção). Quem já ficou de frente a um 737-200 com motor JT8 percebe como o ruído é irritante, no entanto, quando ele está se afastando durante o taxi quase não se houve ruído…
Para os turbofans de high bypass ratio, aí a coisa fica mais equilibrada em relação ao ruído na entrada e na saída.
Queria saber o que a Rolls Royce fez no motor do A380, que é enorme e extremamente silencioso.

Tags: ,

Sobre o Autor

Um técnico com bom senso :) 28 anos de aviação comercial, de Lockheed Electra a Boeing 777. Um DJ eclético, não profissional. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
  • Jardel de Oliveira

    tomara que isso de certo pq pra quem mora aqui perto de congonhas não consegue nem asistir televisão por causa do barulho

    hehehehehe

    alguns dissem que barulho de avião é musica mais uma musica muito alta acaba irritando

  • Reb´s

    Eu moro perto de Congonhas.. cresci com o barulho.. tô tão acostumada, que já não me incomoda mais.. Mas seria legal se parasse, né… até porque aí o aeroporto poderia ser 24 horas!!! rs

Topo