banner ad

Bird Strike

Korean Air Bird StrikeKorean Air Bird Strike

Um dos grandes problemas que um aeroporto enfrenta em relação à segurança é a presença de pássaros nos arredores. Quem já pousou no galeão deve ter visto vários pássaros por perto durante o procedimento de aproximação, e isso é bem perigoso.

Quando um pássaro atinge uma aeronave (ou o motor), ocorrem danos que causam grandes prejuízos (diretamente proporcional ao tamanho do pássaro).

Hoje, o Boeing 777 da Korean Air sofreu um “bird strike” após a decolagem no motor esquerdo e retornou ao aeroporto com apenas o motor direito em funcionamento.

Em nenhum momento a aeronave esteve em perigo, mas o estrago no motor foi grande (tem mais fotos no meu flickr).

Para ter uma idéia do prejuízo, este motor terá que ser substituído antes que o avião possa voar novamente. Cada uma dessas blades (palhetas) danificadas custa a bagatela de 59.000 dólares (são 22 no total), sem contar os estragos que podem ter ocorrido internamente.

A Korean usa motor Pratt & Whitney e essas blades são extremamente resistentes à impactos, logo deduzo que pelo tamanho do estrago, foi no mínimo um urubu (e dos gordos).

Tags: , , , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo