banner ad

Boeing 787: Cadeia de fornecedores

Terceirizar o fornecimento de peças para a construção de aviões não é uma novidade para a Boeing. A necessidade de fontes externas remonta a 1916, quando “o melhor linho irlandês” foi trazido para cobrir as asas do Boeing Model C . Apesar de não usarem mais linho irlandês atualmente, milhões de peças são necessárias na construção de todos os aviões comerciais da Boeing.

O 787 sozinho possui cerca de 2,3 milhões de peças. Algumas, como a fuselagem, são construídas pela Boeing. Outros componentes, como o trem de pouso, são comprados de outros fornecedores. Por isso a Boeing lança mão de um processo inspeção muito cuidadoso, de modo a garantir a mais alta qualidade em cada peça que entra nos estoques das fábricas.

Gráfico por peças dos fornecedores do 787.

Gráfico por peças dos fornecedores do 787.

Algumas características das necessidades da Boeing para os seus Aviões de carreira:

+ A Boeing possui relação com 5.400 fábricas.

+ Mais de 750 milhões de componentes e montagens foram produzidas/realizadas em 2012.

+ 500 mil pessoas estão empregadas na cadeia de suprimentos da Boeing.

Infelizmente o vídeo que eu queria mostrar a Boeing tirou do ar, por algum motivo, então vou deixar uma pequena mostra do novo DVD/Blu-ray da JustPlanes em um voo com um 787 da Ethiopian.

O vídeo abaixo mostra o que é preciso para ser um fornecedor da Boeing. Saiba mais sobre o 787 na página especial da aeronave.

Tags: , , ,

Sobre o Autor

Sou aluno do curso de Piloto Comercial e tenho como objetivo me tornar piloto de uma grande companhia aérea.
Topo