Boeing 787 decolou (video) – Primeiro voo

Caso você não tenha acompanhado o webcast da Boeing, veja a primeira decolagem do 787 (com áudio local e video da CNN – Se o vídeo tiver muito ruim é porque ainda está sendo processado pelo Youtube)

A historia do voo minuto a minuto pelo blog Flightlife

Olhem que coisa linda a curvatura da asa quando vai ganhando sustentação!!
De arrepiar!

Perguntas: Porque o trem de pouso não foi recolhido?
R: Raramente o trem de pouso de um avião é recolhido durante o seu primeiro voo, e existem algumas razões para isso:
1 – O trem de pouso é totalmente novo e apesar de ter sido testado ad nauseam antes do voo, ele não foi submetido `a pressão aerodinâmica.

2- Os primeiros testes são conduzidos a baixa velocidade, é preciso “sentir” como o avião se comporta.

3- Você não vai querer que justamente no primeiro voo alguma coisa de errado né ? Já pensou por uma infelicidade ter que pousar de barriga? já

P: Porque tem dois aviões pequenos voando junto?
R: São chamados de “chasing planes”, a função deles é de “escoltar” o principiante filmando tudo e também analisando o comportamento das superfícies e o que mais os engenheiros pedirem pra eles checarem durante o voo. Também são usados para comparar os parâmetros do avião em teste e calibrar.

Video do pouso: http://www.youtube.com/watch?v=Yd_87X-dcGs : O cara tocou no centro da pista ou não? Perfeição de pouso.

Tags: ,

Sobre o Autor

Um técnico com bom senso :) 28 anos de aviação comercial, de Lockheed Electra a Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. O Aviões e Músicas possui moderadores de comentários e se reserva o direito de apagar quaisquer comentários que sejam ofensivos ou que não contribuam para uma discussão saudável. Pontos de vista divergentes são muito bem aceitos e incentivados, desde que se mantenha o mínimo de civilidade. Este é um espaço para discutirmos aviação :)
  • http://papode2.podzone.net Lima Filho

    Cara&@¨#%(!! ehehhe…..q lindo!! Muito bom…

    Legal é o pessoal vibrando feito um go :P

  • Rafael

    Uhull! Aleluia decolou!

    Historia sendo feita, dia 15/12/2009 vai entrar para historia, nao so do mundo , mas minha tambem!

  • @randalpb

    Caramba perfeito!!!!!! muuito bom!!…demorou mass…rss Só achei estranho ele não ter recolhido o trem de pouso, algum significado nisso e naqueles dois aviõeszinhos escoltando o 787??

    • http://pulse.yahoo.com/_6E5MYFTX2JC5N2OHIM7LPUYRNU Abs

      nao so do mundo Historia sendo feita entrar para historia. Architects in Cape Town

  • henrique

    ai lito
    ele ta voando de trem baixo e devagar né ?
    =S
    vai pousar onde ?

  • Wagner

    Wow.. lindooo..
    Viram como ficam as asas???… Parece a ponta das asas de uma águia de verdade…
    Isso sim é avião…Boeing.. my way..
    Gente. .. a proposito.. alguem sabe qual o nome da musica de abertura do video… e quem canta??…..
    Por favor, se alguem souber.. me responde ae….
    Abs.. e Cheers.. ao 787 Dreamliner!

  • Eduardo

    Nossa show mesmo, a tecnologia tem sempre aquela de modificar a aparencia dos objetos, de um jeito que pra min ficam ´´meio estranhos“ perdem a identidade… mas no caso do 787 que a tecnologia é um dos pontos mais fortes nele continua com cara de avião, e olha o ´´bixo“ é lindo mesmo, aquele nariz dele é muito bem feito.

    Um salve para os engenheiros da Boeing…

    e especialmente pra vc Lito pro postar ai o video ai pra nós ver essa maravilha….

    Lito se vc puder passa ai a URL desse video pra min baixar ele, que esse video tem que guardar com carinho…

    VLW…

  • http://www.twitter.com/giocondo_ Giocondo

    O engraçado é que ficamos batendo palmas à frente do monitor.

  • http://flightlife.wordpress.com/ Junior

    Muito obrigado por citar o Flight Life, Lito!

    Só retificando a url: http://flightlife.wordpress.com/2009/12/15/787-fl

    Valeu mesmo!

    • http://www.avioesemusicas.com Lito

      @Junior, corrigido. Bendito Nokia N900 :)

  • Sabino

    Estava assistindo (tambem) o 'webcast' e a coisa da curvatura da asas também me chamou a atenção.
    Sou apenas usuário de aviões, como leigo, pergunto:
    Neste primeiro vôo, além do combustível, que outra carga normalmente estaria no equipamento?
    Mesmo sendo feito a baixas velocidade e altitude, me pareceu que o teste foi feito sobre regiões povoadas. Esperava que eles iriam apontar para o oceano e ficar por lá. Isto não faz parte do protocolo de teste?
    Na queda do Airbus (Airfrance) se falou das diferenças construtivas entre as duas empresas. O que muda ou mudou na construção deste novo equipamento principalmente nas asas?

    Grande abraço e Parabens pelo blog.

    • Wagner

      @Sabino,
      Falae Sabino..
      Vou tentar sanar um pouco das suas duvidas. Sou Comissário de Bordo de uma grnade Cia Aerea brasileira.. Vamos ver se consigo né?..hehehe.. Qto à sua duvida, geralemnte nesses voos de teste, a aeronave decola com o seu zero fuel.. O que vem a ser isso.. Ele decola com o combustivel necessario pra teste, mais alternados e tal. Decola tbm com tudo: poltronas, galleys, e td a sua tecnologia. É um carro zero!.. E nesses testes dps eles fazem as atualizações e modificações que julgarem necessarios, se for o caso! Qto à decolagem, isso depende da rota, do que eles querem fazer, se sobre o oceano ou sobre regioes povoadas…. e nesse primeiro momento de decolagem eles ate o fizeram com o trem baixo, provavelmente pra testar como o aviao responde ao arrasto com o trem, como ele se comporta num momento pós decolagem.. é o momento que eles tem pra checar toda a performance da aeronave, entende?! Eles optaram por fazer isso. Pode ser que eu esteja enganado, me corrijam ae se houver algum piloto… mas como foi o primeiro voo.. essa é a hora deles checarem na pratica, tudo o que até entao so foi projetado por computadores, entende? Qto às diferenças entre Boeing e Airbus, há mtas… Entre pilotos, é unanime que Boeing é infinitamente superior ao Airbus. Por "n" coisas: a principal delas é que o Boeing por mais moderno que seja, ele deixa o piloto ter autonomia em caso de algu mproblema. O Airbus e´como um laptop… so que de asas… ou seja.. ele, no intuito de evitar erros humanos, ele limita a autonomia de quem o voa, ou seja… ele toma conta de tudo, mas em caso dele dar pane.. ae ja viu , né?!…Com ctz, a tecnologia empregada no 787, esse mastodonte de asas de aguia (ja reparou na ponta das asas?) e bico afilado (como uma aguia!) é de ultimissima geração!… Da uma olhada amanha a noite no jornal da Globo que vai mostrar!… É dos mais modernos da atualidade!… O que ele vem a mostrar é: tamanho não é documento, em se comparado ao ultra gigante 380, mas sim tecnologia de ponta á serviço da segurança de voo.
      Espero que tenha te ajudado… e , mais uma vez, se estiver equivocado em alguma coisa, me perdoem… Mas, respiro aviação todos os dias… e entendo bastante do negócio.. é fantastico!!!!!.. abs e feliz natal!

      • Syd

        @Wagner, so um pequeno comentario. Durante o voo parece que ouvi aquele apresentador (de olhos puxados) dizer + ou – o seguinte: "se alguem entrasse naquele aviao ontem nao veria poltronas e galleys, mas sim, um grande laboratorio voador, com varios computadores recebendo as informacoes da aeronave e as enviando ao centro de controle no solo".
        Eu nao entendo desta burocracia, mas, acho que este foi um voo de teste (experimental) que eh diferente de voo para homologacao. Desculpe minha intromissao.

        • Wagner

          @Syd,
          Não Syd.. Não é intromissão nenhuma.. Por favor, fica a vontade… Com ctz.. eu não sei tudo.. e to longe de saber..heheeh….. É que eu vi o video mas nao me ative ao que tava sendo falado… apenas me atentei à performance em si do avião… é realmente apaixonante… De qq modo, se tava sem nada dentro, apenas com os comandos necessarios à sua aeronavegabilidade…. entao era so teste tecnico e essas coisas…. Dps eles o homologam com todos os itens à uma cabine de passageiros…. Essa foi a concretização de tudo o q um dia foi projetado por computadores…. como tu disse, um voo experimental…. Mas, com ctz.. mtos outos voos.. com variaçoes de performances serão feitos antes da homologação final né não? ….rs…. O importante é que ele já voou, ….. ja´existe…rs… Um abs…. Vlw pela dica….

  • Wagner

    Ae pessoal.. nao percam
    amanha, 5a feira, vai passar no jornal da globo , na seção conect (acho que é isso).. todo o aviao e sua tecnologia por dentro. A globo conseguiu entrar e vai mostrar todo o 787 e suas modernidades.. Nao percam… Jornal da Globo as 23.30hs, vlw?..
    Abs a todos.. e mais uma vez… alguem sabe qual o nome da canção e quem compõe a mesma, na entrada do video da primeira decolagem do 787????????
    abs a todos pessoal….

    • http://www.avioesemusicas.com Lito

      @Wagner, de qual canção você está se referindo? Manda o link do vídeo.

    • http://www.avioesemusicas.com Lito

      @Wagner, ou vc tá falando da entrada do meu vídeo??? hehehe, se for é a mesma que eu usei neste vídeo aqui: http://www.youtube.com/watch?v=IjH3uNL-Vls
      Se chama Dark Suite feat. Aura – I Believe in Dark Angels (Chillout Remix)

      Abraço

      • Wagner

        @Lito,
        É esta mesma , Lito…. É a canção de entrada do vídeo durante a decolagem do 787…. Vlw mesmo…. Imaginei que fosse msm alguem que a tivesse postado… Me amarrei.. Parabens!…. Combina direitinho com a ocasião.. sem contar q tu mandou bem pacas, véio…. Show!

  • PBruschi

    E ai Lito..!!
    Assisti todo o primeiro vôo pelo webcast da boeing, foi a primeira vez que assisti o primeiro vôo de um avião, e fiquei super emocionado!!!
    Lindo o avião, principalmente voando!! Acho que o que mais chamou a atenção de todos mesmo foram as asas, puta envergadura, achei lindas…..
    Aliás, como já disse o avião é lindo inteiro, mais posso dizer uma coisa, o bico é bem E-Jet né????!!!!

    Parabéns pelo blog Lito, te acompanho aqui e tb no AV!!!

  • Pingback: Mais um Boeing no ar « Papo de 2

  • alcidesbisnetolagesp

    vi no bom diabrasilo primeirovoodoaviaoboeing787 e achei lindodemais a curvatura da asa aumenta mais quando ganha sustentacao de e foi uma coisa:linda,espetacular ,e excelente e quando estavavoandoeleficoumaisbonitoainda

  • Pingback: Aviões & Músicas » Boeing #787 hoje AMANHÃ no Jornal da Globo – 23:50hs

  • Pingback: Aviões retrô para meninas » Objetos de Desejo

  • Pingback: Resumo do que eu andei Twittando em 2010-12-11 « Aviões e Músicas

  • http://www.limonapa.com Alex

    Historio de airbus bravo.

  • sunba

    boeing está de parabens arrasando com os avioes n gosto da airbus e sim dsa boeing mc donell douglas fokker embraer e atr

Topo