banner pneufree.com

Boeing 787 – Vai ser um senhor avião

Apesar de estar atrasado mais de dois anos pra entrar em serviço (o que gera até piadas entre os analistas americanos, que agora chamam o 787 DreamLiner de DelayLiner), quando ele finalmente aparecer vai detonar com o mercado de aviões novos (assim como fez o Boeing 777). Sem entrar na questão técnica, já que vai ser um jato cheio de tecnologia de ponta, ele vai estourar também em novidades para os passageiros. Abaixo tem um video que achei no http://simpliflying.com com a Gerente de Experiência do Passageiro (olha só o cargo da moça) Colleen Rainbolt que exemplifica bem o que eu acho sobre este avião: Ele vai matar a concorrência! (ou isso ou a Boeing fecha..rsrs).
A Boeing está trazendo de volta o charme de voar, que ficou perdido dos anos 80 para cá.
Exemplos:
1- As janelas são muito mais largas e maiores do que as que existem hoje em dia, para oferecer uma experiência agradável ao passageiro. Elas não tem “cortinas” para bloquear a luz do sol e sim um botão de controle para controlar a luminosidade em porcentagem. Porquê isso? De acordo com Collen para fazer as pessoas gostarem de voar novamente. Toda criança tem o sonho de voar, mas quando cresce e dá de cara com a realidade de filas e postos de segurança pra poder chegar ao avião, e aí a experiência toda fica muito desagradável. Mas se for possível ver o céu o tempo todo ao sentar em seu assento ao invés de uma cortina fechada na cara, a experiência será muito mais agradável.

2. O 787 é tão espaçoso que você não se sente dentro de uma lata de sardinhas. Veja no video quando o repórter entra pela porta, é literalmente um hall de entrada e não tem a galley atrapalhando o ambiente. De acordo com o repórter, a sensação de espaço na classe econômica é maior do que a que ele sentiu a entrar na primeira classe do Airbus A380 da Emirates!!!

3- O tom de azul no teto faz com que a sensação de espaço seja ainda maior e causa um efeito calmante nos passageiros.

4- Tudo dentro da cabine foi projetado pensando no passageiro: Os bagageiros são muito maiores e têm travas ergonômicas que deslizam intuitivamente. Até as portas dos banheiros abrem como se você estivesse em casa, ao invés de dobrarem como nos aviões de hoje em dia.

As explicações didáticas da gerente no vídeo são ótimas e por isso eu acho que o 787 vai ser um Killer Application.

UPDATE: Vídeo legendado em Português pode ser visto aqui, cortesia do Junior do blog Flight Life (flightlife.wordpress.com)

via: http://simpliflying.com

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
banner livro
Topo