banner livro

Cães guia em aviões – treinamento de emergência

Uma história interessante sobre o treinamento de cães guia em aeronaves no caso de emergência.
Em março último, 14 filhotes visitaram o Centro de Treinamento de Voo de Denver juntamente com seus treinadores como convidados de uma organização no Colorado chamada “Mascotes que viajam” (tradução livre minha, o nome original é “Have Paws Will Travel”). Esta organização cria e treina filhotes até que eles estejam preparados para começar a carreira como Cães Guias para os deficientes visuais.

A organização sempre procura oportunidades de socializar os filhotes, ensinado obediência básica e boas maneiras e os expondo a atividades sociais que eles podem vir a encontrar quando estiverem guiando seus donos.

As instrutoras da United de Procedimento de Emergência de Denver Peggy Collins e Julian Parrish e a especialista em Procedimentos de Emergência Stephanie Pollak conduziram uma sessão de treinamento que familiarizou os cães com o interior de um Boeing 767. Foi simulada a experiência a bordo da aeronave usando um alarme de evacuação por voz e também por sons (EVAC). O capitão Robert Mackay respondeu questões dos treinadores sobre os procedimentos de emergência.

Os cães e os treinadores praticaram o embarque de passageiros e afinaram os ouvidos com os sons da aeronave taxiando, decolando e pousando. Os cães também praticaram como ficar em suas posições embaixo do assento em frente aos pés dos adestradores. Estes também acostumaram os ouvidos dos cães com o barulho característico que ocorre quando um colete salva-vidas é inflado.

“Nosso trabalho como instrutores de procedimentos de emergência consiste em assegurar a segurança dos nossos passageiros através do treinamento de pilotos e comissários” disse Stephanie. “Mas nós gostamos muito de ter compartilhado este treinamento com os filhotes da organização de cães guia para auxiliar os deficientes visuais que usam os cães como auxilio.”

Em 2008, a United transportou mais de 12,000 deficientes visuais.

Claro que há muitas reclamações sobre as empresas aéreas, e normalmente os fatos negativos são os que chamam mais atenção da mídia, mas são fatos como esse treinamento de filhotes de cães guias que mostram o cuidado que uma empresa aérea pode oferecer aos seus clientes. Eu achei sensacional.

Tags: ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo