banner livro

CAT 3 – Day One

747 United

Foto fora de esquadro do final de tarde em Chicago O’hare (ORD), com dois 747-400 em frente a um dos hangares da United. Não deu nem pra focar direito com o celular, o dia hoje foi “pesado”, mas prometo fotos melhores e alguns vídeos daqui antes de voltar pra casa. A nova pista de ORD é coisa de louco e a torre tem design arquitetônico moderno!
Enquanto não tem fotos, algumas respostas:

Luan disse:
06/06/2009 às 21:20
Lito o que um aeroporto precisa ter para ser certificado com CAT3?

A resposta curta é: Equipamentos muito caros. São receptores e transmissores de ILS/Glide Slope de maior precisão e menos sensibilidade a interferências, entre outras coisas que não sei pois não conheço direito a infra-estrutura de solo.

Juvenal Gomes disse:
08/06/2009 às 17:22
Primeiramente boa ida à Chicago Lito, realmente, APP por instrumento e´algo EXTRAORDINÁRIO…agora eu tenho uma dúvida, o que você aprende nesse curso?? (acho que a pergunta não e´tão óbvia quanto eu estou pensando ser, hehe)

Fala Juvenal. A qualificação de CAT 3 é a terceira etapa de um longo treinamento. Primeiro você faz um curso de aviônica básica, onde aprende os fundamentos de ILS, VOR, Navegação, etc. Geralmente este curso é dado no início da carreira na empresa. O meu por exemplo foi na Varig, por volta de 1987 e devido à qualidade do Ensino na Varig, eu não precisei fazer na United, que aceitou o curso anterior. Depois de ter esse pré-requisito, você faz um curso específico de comunicação e navegação da aeronave na qual vai ser qualificado (nesse curso aprende funcionamento dos sistemas: Como os IRS atualizam sua posição após um longo voo sobre o oceano? O que acontece se os dois computadores de FMC forem perdidos? Coisas assim.
Depois vem a terceira fase, que é a qualificação para efetuar os testes operacionais e de sistemas para atestar que o avião tem condições de efetuar um CAT 3 autoland. Nesse curso você revê partes do curso anterior e mais detalhes do sistema de AFDS (Auto Flight) como por exemplo: Se o FCC 1 estiver em comando, as Command Bars vão aparecer no EADI do capitão? E do F/O?  Em que situação podemos ter as barras elétricas isoladas e 3 canais de autopilot engatados? E é um curso mais voltado à parte de identificação e resolução de falhas. Como sempre, esse é só um resumo da missa…rs

Tags: ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo