banner livro

“Cegueira” induzida pelo movimento* #interessante

* O termo em inglês é Motion Induced Blindness

Isto é extremamente simples, e ainda assim, muito interessante, e explica alguns atropelamentos em que o motorista sempre diz: “eu não vi a vítima atravessando a rua”.

De um Capitão da American Airlines:

Esta é uma ilustração sensacional que prova o que nos foi ensinado sobre sempre mantermos a vigilância para fora do cokpit mexendo a cabeça de um lado para outro (scanning) nos treinamentos dos idos de 1950.

Sempre nos ensinavam a olhar o horizonte, parar um pouco, e repetir o processo. Lembro-me que uma uma vez me disseram que essa era a técnica mais eficiente para localizar outras aeronaves. Isto foi enfatizado repetidamente – não fixem o seu olhar por mais do que alguns segundos em um único objeto voando.

Os instrutores, alguns deles veteranos da Segunda Guerra Mundial com anos de experiência, nos instruía a manter os olhos se movendo e a cabeça também, porque era a melhor maneira de sobreviver, não somente em combate, mas em tempos de paz também ao evitar colisões.

Naquela época só podíamos ter fé e acreditar no que falavam, porque a tecnologia para demonstrar o que acontecia ainda não existia, mas agora existe.

Cliquem no link abaixo, vai aparecer um quadro negro com uma matriz azul girando. No centro do quadro tem um ponto verde e em volta três pontos amarelos. Fixe seu olhar no ponto verde por alguns segundos e perceba que os pontos amarelos desaparecem, as vezes um, as vezes dois e as vezes os três pontos.

Este teste apenas comprova que quando mantemos nossa atenção focada em apenas um ponto, as outras coisas ao nosso redor ficam invisíveis, por isso não se deve falar ao celular enquanto se dirige e muito menos passar mensagens de texto.

http://www.msf-usa.org/motion.html

Evitem acidentes!

Tags: , , , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo