banner livro

Clandestinos em aviões comerciais

Algumas pessoas se arriscam a morrer para mudar de vida (e muitos conseguem… morrer). Outro dia estávamos trocando um transmissor de quantidade de óleo hidráulico do sistema central do 767, que fica localizado no alojamento do trem de pouso principal (marcado em vermelho na figura abaixo), que não por acaso é o lugar preferido para os clandestinos se esconderem e tentarem escapar de algum lugar.

767 Gear Doors

O problema de tentar escapar pelo alojamento do trem é que os clandestinos não sabem que a área do trem de pouso não é pressurizada, portanto não vai ter oxigênio suficiente para respirar quando a aeronave atingir o voo de cruzeiro e o pior: a temperatura lá dentro pode chegar a -50 graus Celcius. De acordo com especialistas, o tempo médio para morrer nessas condições é de oito minutos.
Abaixo tem uma foto do alojamento do trem direito do 767 com uma mecânica dentro, da para perceber o quanto é grande e espaçoso lá dentro, então não ocorre a morte por esmagamento (como é o caso no Boeing 737)

tremdepouso

Conclusão: Se você quer fugir para outro lugar clandestinamente, é muito melhor ir no porão de um navio descascando batata do que como bloco de gelo dentro de um avião. Ah, por incrível que pareça há dois casos conhecidos de sobreviventes que voaram no alojamento (não sei se ficaram com sequelas), mas não encontrei os links para a noticia. Lembro que o último foi no ano passado, de um adolescente (que inclusive caiu na hora do pouso), mas foi um voo bem curto e ele não passou por condições extremas de temperatura e alta altitude.

Algumas noticias de clandestinos que tentaram a sorte:

Camaronês é achado morto em trem de pouso
Encontrado clandestino morto em trem de pouso de avião dominicano
Passageiro clandestino africano encontrado morto num avião na Bélgica

Tags: , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo