banner livro

Como funciona o comando de válvulas de um motor radial? #perguntas

Luis Gustavo Perguntou:

Ola Lito! Eu tenho uma duvida sobre motores radiais e ja pesquisei em todos os lugares, porem nunca achei nenhuma resposta. Mas entao, sera que voce pode me explicar como funciona o comando de valvulas do motor radial? Pode ser por um desenho que mostre isso também; sem problemas :)

Rapaz, isso é pergunta que se faça?
Esse negócio de motor radial é muito complicado, mesmo quando fiz escola há muito tempo atrás já não se falava mais desse tipo de motor. Dei uma pesquisada e olhando esta imagem abaixo (e as fotos), veja se consegue entender com minha explicação (tem que ter conhecimento prévio de cames, eixos concêntricos, eixo de manivelas, etc)

Olhando esta imagem dá pra ter uma idéia de como funciona não dá? Existe uma árvore com um comando de 4 cames concêntrico ao eixo de manivelas. Quando o eixo de manivelas gira, o comando gira atuando as válvulas a cada volta. O problema que acho que você pergunta e que é difícil de entender é como uma ordem de fogo de 1-3-5-7-9-2-4-6-8 vai acionar primeiro os cilindros ímpares e depois os pares se o comando está girando junto com o eixo né?

O comando com os 4 cames giram em direção oposta à rotação do eixo de manivelas a uma razão de 1/8 da velocidade do eixo. O primeiro cilindro no sentido de contra-rotação a partir do cilindro 1 é o cilindro 9, separado 40 graus deste. O eixo vai girar 320 graus (ou seja, 360 graus menos os 40 do cilindro 9) no sentido do eixo para passar do cilindro 1 até o 9. Ao mesmo tempo, o comando vai girar 1/8 de 320 graus, ou seja, 40 graus no sentido oposto de rotação do eixo de manivelas, logo, estará no cilindro 9 ao mesmo tempo que o eixo…. sei que é difícil visualizar sem o movimento, mas é difícil encontrar algum desenho com movimento de comando de válvulas na net).

Os 4 cames do comando estão separados por 90 graus, quando o came 1 está no cilindro 1, o came 2 vai estar a 10 graus do cilindro 3, que vai ser o segundo cilindro na ordem de fogo certo? Quando o eixo de manivelas chegar ao cilindro 3, terá girado 80 graus e o came 2 terá girado 1/8 disto, ou somente estes 10 graus, e estará bem no ponto para acionar as válvulas. Aplicando a mesma matemática chega-se aos cilindros 5, 7 e 9.

Fácinho né?.. hehehehe, não é a toa que mecânico bom é mecânico que sabia mexer neste tipo de motor (não, eu nunca mexi e não saberia nem trocar um tucho destes motores).

Abaixo, uma foto do comando de váuvulas que dá pra ver bem um dos cames:

Tags:

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo