Como são os sensores que indicam o status das portas dos aviões?

Johnny Boy pergunta:

Aproveitando a deixa das portas dos E-jets … os sensores que indicam o status das portas de carga são como os switches mecânicos que temos hoje nas portas dos veículos ou é algo mais “evoluído” ????

É algo muito mais evoluído. São “sensores de proximidade” (proximity sensors), veja a figura abaixo de uma porta de carga do 777 pra ver se entende.
Os sensores de proximidade são compostos de duas partes, um alvo (“target” em vermelho na foto) e o sensor em si (azul). Quando o target aproxima-se do sensor, um campo magnético é gerado e uma informação é passada a um computador através do conector (verde). O computador vai receber dois tipos de informação – Near ou Far (perto ou longe). Com essas duas informações de target perto ou longe ele sabe exatamente se uma porta está aberta, fechada e travada, fechada e destravada, etc. Os proximity sensors são usados em diversas áreas do avião. Já existe sensor mais moderno, mas aí é um outro assunto..rs

Sensores

O desenho é Copyright © 1999-2009 The Boeing Company – All rights reserved, eu apenas colori os detalhes a serem mostrados.

Tags: ,

Sobre o Autor

Um técnico com bom senso :) 28 anos de aviação comercial, de Lockheed Electra a Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. O Aviões e Músicas possui moderadores de comentários e se reserva o direito de apagar quaisquer comentários que sejam ofensivos ou que não contribuam para uma discussão saudável. Pontos de vista divergentes são muito bem aceitos e incentivados, desde que se mantenha o mínimo de civilidade. Este é um espaço para discutirmos aviação :)
  • Rochester

    Uma dúvida, esses desenhos você tira do manual? Ví varios nesse estilo (um que me lembro agora é o do para brisas).

    []‘s

    • http://www.avioesemusicas.com Lito

      Sim, são desenhos que tiro dos manuais de manutenção pra ilustrar os artigos.

      Joselito Sousa
      http://www.avioesemusicas.com

      Enviado pelo meu Android Gnex
      Em 28/05/2012 21:22, “Disqus” escreveu:

Topo