banner livro

Crítica à matéria da Super Interessante: “Como cai um avião”?

A revista Super Interessante (SI) deste mês tem uma chamada de capa com o seguinte título: “COMO CAI UM AVIÃO”
Se quiser ler a matéria , dá uma olhada aqui no blog da Luana.
Poderia até ser mais interessante, já que a revista se chama “Super Interessante”, mas como eu sou chato tenho algumas críticas a fazer. Claro que o texto é bem “informal” e simples para o leitor leigo, mas têm vários erros. Eu sempre gostei muito da SI, principalmente as matérias de física, átomos, aceleradores…e aí pensei: será que eles cometem os mesmos erros nestas matérias que eu gosto?

O que eu achei de errado nas páginas:
Despressurização: A despressurização por si só não faz o avião cair, portanto não poderia ser um dos itens citados. Ainda que fosse uma despressurização explosiva, como aconteceu com o Boeing 747 da United, associada a uma falha estrutural não faria o avião cair. Agora o 747 da JAL caiu, mas não foi pela despressurização e sim por falha estrutural que levou a perda de sistemas hidráulicos.

Erro Humano:
A descrição do acidente de Tenerife está errada, o avião americano não estava em lugar errado, estava seguindo para a posição quando o KLM decolou sem autorização, apesar do co-piloto ter avisado o capitão que não estavam liberados. Muita coisa mudou em CRM (cockpit resource management) depois desse acidente.

Turbulência: Se no próprio texto está escrito que a turbulência não faz o avião cair, porque está no meio da matéria?
Na parte de baixo desta página tem um gráfico de “aerodinâmica para iniciantes”. O título está perfeito… esse papo de que o ar passa mais devagar por baixo da asa e sustenta mais o avião é bem principiante mesmo. Menos de 30% da sustentação de uma asa é gerada por esse efeito (princípio de Bernoulli), o que sustenta um avião mesmo é 3ª lei de Newton. O problema da definição mostrada na SI é que até nos livros está escrito errado!! Pergunte a qualquer aluno que sai de um curso de manutenção como é gerada a sustentação e ele vai falar de Bernoulli. Bernoulli não explicaria o voo de dorso por exemplo, só Newton explica! Quer se informar mais sobre isso? Clique aqui (em inglês).

Na primeira página da matéria tem essa frase: “Geralmente o avião explode ao bater na água“?
Heimmmm?????? Qual a definição de explosão do repórter da SI??

Cara, ou eu tô ficando velho ou ninguém mais faz pesquisa pra escrever uma matéria numa revista?

Tags:

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo