banner ad

De onde vem a tradição de cortar a parte de trás da camisa do piloto no voo solo? #perguntas

O leitor Amadeu Cerqueira pergunta:

Bom dia caros colegas do AeM. Recentemente eu estava vendo um programa sobre aviação, e vi uma cena que me sempre me intrigou bastante: Após o primeiro voo solo de um piloto recém formado ou do primeiro voo em uma companhia a qual o piloto recém chegara, seus colegas de trabalho fazem uma espécie de ritual de consagração, cortando a parte de trás da camisa do recém chegado piloto, deixando apenas um buraco na camisa do desavisado. Como apaixonado por aviação e futuro piloto, já vi essa cena várias vezes porém nunca soube o real motivo para tal e encontrei aqui uma possibilidade de encontrar a resposta certa. Obrigado, gosto muito do AeM e acompanho todas as novidades.

Existem muitas tradições na aviação, difícil é descobrir a origem. Um exemplo é que até hoje não sei de onde saiu o termo “QTU” para designar o processo de drenagem dos lavatórios das aeronaves.

O corte da camisa é uma das tradições do voo solo, existem outras como o banho de óleo.
Reza a lenda que o corte da camisa atrás simboliza a confiança do instrutor em seu aluno. Nos primórdios da aviação, os aviões de treinamento possuíam assentos em tandem (o aluno na frente e o instrutor no assento traseiro). Como a comunicação interna por rádio ainda não era comum na época, o instrutor puxava a camisa do aluno para chamar-lhe a atenção e então gritava a instrução ao pé do ouvido.

Quando o aluno “solava”, o instrutor não precisava mais ficar puxando a camisa por trás, daí o corte significando a confiança no recém formado :)

Aluno com a camisa cortada após o primeiro voo solo

Aluno com a camisa cortada após o primeiro voo solo – Fonte Wikipedia

Tags: , , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo