banner livro

Dia Mundial do DJ, parabéns para eles #Mixtape

Hoje é dia mundial do DJ.

Eu poderia fazer um Mixtape para comemorar, mas resolvi fazer uma homenagem de outra maneira.

Está preparado para entrar em uma máquina do tempo que o levará de volta ao ano de 1982?

Fita Cassete Basf Normal abaixo da Gradiente Metal

A Fita Cassete “Basf Normal” que contém a gravação e acima a Gradiente Metal de melhor qualidade

Então prepare-se, pois eu encontrei uma fita cassete com um programa de rádio que gravei por volta de 1982, na antiga Pool FM, que era a rádio da cultura DJ que começava a efervescer nesta época no Brasil. Tudo o que podemos apreciar de tecnologia e softwares hoje em dia, não existia nesta época, mas as idéias e desejos de fazer algo diferente com a música sim. O que você vai ouvir, é um retrato do que eu ouvia e como eu ouvia morando em Santos e tentando sintonizar as rádios de São Paulo (A rádio bandeirantes e obviamente a Pool, que depois se transformou na 97 a Rádio Rock em 1985, que agora está de volta – mundo cíclico). Claro que a fita não estava mais em boas condições (a própria fita em si já é de péssima qualidade, mas eu não tinha dinheiro naquela época pra ter algo melhor), em compensação vai dar para ouvir bem os chiados e ruídos que faziam parte da era analógica.

VU Meter do Deck Polivox

VU Meter do Deck Polivox

O primeiro passo foi por a fita para tocar no único deck que tenho hoje, o Polyvox CP-950D, depois de passar e limpar as cabeças várias vezes já que a fita estava deteriorada. Do Deck, passei para a minha mesinha da Behringher e daí direto pra um canal do Live Ableton pela placa de áudio Audiophile do meu PC.

Mesa de som

Mesa de som

Depois foi só dar uma tratadinha de leve no som, aplicando EQ no canal pra trazer um pouco dos agudos perdidos e um corte nos médios, e no canal MASTER um pouco de compressor pra encorpar e um mínimo de EQ cortando as frequências mais baixas (inaudíveis). Resolvi não aplicar redutor de ruídos pra manter a fidelidade da audição na época.

Tratando no Live Ableton

Canal Master com Compressor e EQ no Live Ableton 9.0

O resultado está abaixo, mas ele é só o resultado. É difícil transmitir o que deve ter sido fazer esse mixtape na época, provavelmente semanas de trabalho para chegar a este resultado que hoje demoraria talvez 1 hora. Cada trecho dessa fita que vocês vão ouvir foi calculadamente cortada e colada inúmeras vezes. Cada batida repetida (como logo no início com a palavra “D D D D D DJ”) significa um “splice” (ver vídeo para entender o processo que estou falando).

Eu acredito que este mixtape foi produzido pelo “Tuta Aquino, My Master”, por causa dos cortes cirúrgicos que lhe eram peculiares. A primeira vez que eu ouvi este mixtape (e você tinha que ter sorte para gravar de primeira, pois os programas raramente repetiam), foi como se um mago tivesse criado isso com super-poderes, as músicas eram de primeira linha (Buffalo Gals do Malcolm McLaren começava a estourar como o grande hit do Break/Freestyle que iniciou toda a cultura de Dance Street nos Estados Unidos e que se espalhou pelo mundo.

Nada do que ouvimos hoje em matéria de música eletrônica existiria sem os caras que começaram e emendar tape nesta época, então nada mais justo do que dedicar o dia mundial do DJ a eles. Não me parabenizem, sou apenas um bedroom DJ :)

O vídeo abaixo mostra o Iraí Campos demonstrando como fazer um remix com as fitas de rolo, se você achar complicado, pense que ele está fazendo isso apenas com uma música, e o mixtape do Tuta Aquino tem pelo menos umas 15 ou mais!

Gostaria que prestassem atenção aos 04:55, quando o rapper canta algo assim: “If you wanna feel the bass, it’s in your face” e logo em seguida entra o baixo mais bonito que já ouvi em música eletrônica até hoje (e infelizmente nem todas as frequências baixas conseguem ser transpostas para o mundo digital), mas prestem atenção ao som que sai do sintetizador, é de arrepiar. Se você tem um bom aparelho de som (ou um bom fone), pode arrepiar no volume (mas só nessa parte, música muita alta prejudica a audição). E aos 05:52, a vinheta da Pool FM.

Chega de papo, para baixar e entrar na máquina do tempo, clique aqui. Comentem o que acharam desta viagem no tempo.

Não vou colocar o setlist porque além de Malcolm McLaren, Houdini, Dominatrix, há alguns que eu não lembro e não consegui identificar, mas quando der coloco o nome de todas as músicas.

1982 Tuta Aquino Mixtape ripped from cassete by Lito Dj on Mixcloud

Tags: ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo