banner livro

Dificilmente verá algo tão belo durante seu fim de semana

Roger Tonry é famoso por suas filmagens aéreas. Para obter imagens assim, a equipe utiliza um Lear Jet de Clay Lacy equipado com uma câmera Astrovision (as vezes utiliza um B-25 ou um Lear equipado com um sistema Vectorvision).

O plano de voo é programado para se manter entre 15 e 18 mil pés de altitude, visual, comunicação constante via rádio e várias mudanças de proa para obter diferentes condições de iluminação natural. Para conseguir estes efeitos lindos, o avião que está sendo filmado costuma permanecer em velocidade constante e o Learjet acelera, desacelera, sobe e desce em volta do “modelo”, ao mesmo tempo em que as lentes montadas no exterior da fuselagem são controladas remotamente alterando sua direção.

Assistam em tela cheia, HD, e atenção aos vórtices criados aos 1m14 na passagem próxima as nuvens. São estes vórtices os responsáveis para que haja separação entre as decolagens para que não ocorram acidentes.

A parafernália é mais ou menos assim dentro do Learjet:

Wolfe Air Vectorvision

Wolfe Air Vectorvision

Tags: , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo