banner ad

Do que é feito o para-brisa de uma aeronave?

Pergunta do leitor Marcio Tavares:

Gostaria de saber do que é feito o para-brisa de aeronave, pergunta feita pela anac.

A resposta mais simples? De vidro! Hehehe. Depende do avião, como eu sempre falo aqui de aviação comercial de grande porte, vamos ver do que é feito.

Obviamente o para-brisa não é feito só de vidro, ele na verdade é um sanduíche laminado de vidro, plastico, um filme de aquecimento anti-gelo e um filme anti-embaçante. São três camadas de vidro, mais duas camadas de PVB (poly vinyl butyral) e os filmes entre elas. A camada externa e interna desse sanduíche é de vidro.

Dentro destes painéis existem sensores de sobre-aquecimento e de condução de energia para o aquecimento.

A camada externa possui também uma camada de proteção hidrofóbica contra chuva.

Agora quer saber uma coisa bem interessante? As camadas internas aquecem o para-brisa antes da decolagem até um nível tal que os vidros externos chegam a ficar maleáveis (não que se possa ver isso a olho nu ou ao toque).

Esta flexibilidade dos vidros da janela vai ajudar a aumentar a resistência do painel externo em caso de colisão com pássaros! Isso mesmo, já que a janela vai estar mais “mole”, o impacto de um pássaro não vai causar um estilhaçamento do vidro.

Legal né?

Mas essa brincadeira custa um pouco caro, pra se ter uma ideia, o preço médio de uma janela de um Boeing 777 está na casa dos US$ 8.800,00.

Tags:

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo