banner livro

Dois incidentes com A330 sendo investigados pelo NTSB

UPDATE 26/06/09 20:25: Agora a notícia tá correndo o mundo.

O NTSB (National Transportation Safety Board) informou hoje que está investigando dois incidentes recentes envolvendo falhas de indicação de velocidade e altitude no cockpit do Airbus A330.
O primeiro incidente sob investigação ocorreu no dia 21 de Maio com um Airbus A330 da TAM operando de Miami para São Paulo. O A330 sofreu perda de indicação primária de velocidade e altitude. Reportes iniciais indicam que a tripulação observou uma queda abrupta de temperatura do ar seguida pela perda do ADIRS. O Autopilot e o Autothrust desconectaram e a indicação de altitude e velocidade foram perdidas.
O NTSB diz que a tripulação da TAM usou os instrumentos de backup e o sistema primário voltou a operar depois de cinco minutos. O voo pousou em São Paulo sem maiores incidentes.
“O safety board também tem conhecimento de outro incidente similar que ocorreu no dia 23 de Junho em um A330 da Northwest Airlines voando entre Hong Kong e Tokyo,”. “A aeronave pousou em segurança em Tokyo; não houve reportes de feridos ou danos.”
Os investigadores estão coletando informações do gravador de dados e das mensagens enviadas pelo ACARS e informações sobre as condições climáticas durante o voo.

Fonte: FlightGlobal

Comentário do blog: Ora vejam só, eu não sabia sobre esse incidente com o A330 da TAM (e a imprensa nacional não falou nada também). Agora uma pergunta: Se a TAM informou por meio da imprensa que já havia substituído todos os sensores (pitots) de sua frota de 125 Airbus, então os sensores novos são também suscetíveis à variação brusca de temperatura ou então…. tem alguém mentindo nessa história.

Tags: , , , , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo