banner livro

EBM dos anos 80 o/ Kraftwerk? Sim! Front 242? Sim! #Mixtape

Depois de uma semana estafante com provas na Universidade todos os dias, nada como o sábado de folga para entrar no estúdio e gravar mais um Mixtape do AeM.

O tema dominante de hoje – os europeus, sua EBM (Electronic Body Music) e a influência até no hip-hop americano. Dei uma garimpada na minha coleção de músicas dos anos 80 procurando apenas a influência eletrônica, começando pelo Falco com Rock Me Amadeus, que faz tempo que queria colocar num mix. Quando comecei a separar as trilhas, percebi como a música eletrônica vinda de Alemanha e Bélgica dominaram o cenário da década de 80. A segunda música do mix é Taco, com Puttin’on the Ritz, apesar de não nascido, era naturalizado alemão desde a infância. O Austríaco Falco e Kraftwerk dispensa apresentações. Front 242 foi o símbolo da EBM de raiz, e Headhunter é, para mim, uma das melhores músicas eletrônicas de todos os tempos, com um refrão explicando a receita de como “pescar” um homem (no sentido de capturar para sí um cabeça pensante):

“One: you lock the target,
Two: you bait the line,
Three: you slowly spread the net
And four you catch the man!
I’m looking for this man
To sell him to other men”

É a essência dos headhunters como jamais explicado, você caça e vende para outros..rs

E continua:
“I’m looking for a man
Who knows the rules of the game
Who’s able to forget them
To realize my aim”

Sublime.

Depois de Headhunter mixei muito bem a Radio Activity do Kraftwerk, um clássico. Começa falando de Chernobyl algo que aconteceria 11 anos depois com o acidente nuclear de 1986 em Chernobyl, depois menciona Madame Cury, primeira pessoa a ganhar o Nobel de Física duas vezes, por descobertas na área da ratioatividade. e foi lançada logo após . Possuo esta belezura em vinil, assim como o Front 242.

Radio Activity - Album Kraftwerk

Radio Activity – Album Kraftwerk

As duas últimas músicas, Gary Numan com Cars e Eurythmics com Here Comes the Rain Again não são bem EBM, mas sim a transição para a New Wave, aliás Cars é considerado um dos maiores clássicos da New Wave. Tem um sintetizador melódico, tocado com notas longas e uma pegada “dark” apaixonante. O Gary Numan deve ter ficado milionário só com essa música, que chegou ao topo das paradas em vários países, e ficou por 17 semanas no top 40 americano (o Gary é inglês).

Bem, chega de papo e vamos pro mix. Para baixar, clique aqui (botão direito) e salve.

EBM e Eletro dos anos 80 by Lito Dj on Mixcloud

Tags:

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo