banner livro

Era uma vez um canhão. E aí construíram um avião por cima. A-10 Thunderbolt

Fairchild Republic A-10 Thunderbolt

Era uma vez um canhão.

Canhão Avenger

Canhão Avenger

Ele foi desenvolvido pela GE, a companhia que tinha como slogan “We bring good things to life” (trazemos coisas boas para a vida). É uma das armas mais modernas do mundo. Atira com balas muito, muito grandes. E atira muito, muito rapidamente (até 70 tiros por SEGUNDO!)

Alguns disseram: “Vamos por essa arma em um avião.”

Outros disseram: “Vamos fazer melhor, vamos construir um avião em volta desta arma.”

Desenho de projeto do A-10

Desenho de projeto do A-10

E então eles fizeram. “Eles” eram o pessoal da Fairchild-Republic, fabricante de aeronaves.
A Fairchild já havia feito um avião sensacional na época da segunda guerra, o P-47 Thunderbolt, então decidiram construir o novo avião com o nome de A-10 Thunderbolt.

Fizeram um dos melhores aviões do mundo para voar baixo e devagar, enquanto atira com seu fabuloso canhão. O problema é que para voar baixo e devagar, tiveram que fazê-lo blindado, ou quase isso. Um monte de gente ruim por aí já descobriu que você pode atirar num A-10 com qualquer coisa entre uma pistola e um canhão soviético de 23mm e ele continuará voando e cumprindo sua missão.

Quando terminaram de construir, ele ficou parecido com uma formiga, ou um Mickey Mouse (depende de onde se olha..rs). A foto abaixo é do esquadrão PA (Pennsylvania), de Willow Grove, ao norte da Philadelphia.

Thunderbolt A-10 voando em formação

Thunderbolt A-10 voando em formação

Não é bonitão e sexy como uma F/A 18 ou um Raptor, mas é um grande avião simplesmente por que ele faz o que foi projetado para fazer, melhor do que qualquer outra aeronave do mundo.

Ele destrói tanques de guerra!

E não somente tanques. Durante a guerra do Iraque, as tropas de Sadam Hussein viram seus carros blindados, estações de radar, locomotivas, bunkers, depósitos de combustível, enfim, quase tudo que pensavam ser a prova de balas foi destruído pela besta (no bom sentido) do A-10.

A-10 Thunderbolt

A-10 Thunderbolt

Estão vendo os dois motores Turbo Fan? Ele só precisa de um daqueles pra permanecer voando, e o piloto fica sentado numa espécie de “banheira” bem grossa feita com uma liga de titânio.

É uma segurança típica do projeto. A Fairchild foi muito inteligente ao construir cada parte do avião igual, tanto do lado esquerdo quanto do direito, como o trem de pouso por exemplo. E porque os motores são montados tão altos (longe das sujeiras do solo) e os pneus do trem possuem baixíssima pressão, ele pode operar em um aeroporto com pista danificada, em uma autoestrada, pista de grama ou de terra.

Tudo é redundante, tudo é duplicado, as vezes triplicado, como por exemplo os controles de voo: Há tripla redundância neles, e mesmo que haja uma falha total do duplo sistema hidráulico, ainda existe controle manual das superfícies.

A-10 atingido por balas de canhão

A-10 atingido por balas de canhão

Capitã Kim Campbell foi severamente atingida em Baghdad (foto acima) e voou ainda por uma hora antes de retornar à base. Mas vamos voltar a falar do canhão.

É difícil explicar o quão potente ele é.

Tamanho do cartucho da bala

Tamanho do cartucho da bala

Ganhei este cartucho de um piloto de A-10, que voou no Iraque. Apenas o cartucho é quase do tamanho de uma garrafa de água de 500ml! Olhem na figura abaixo uma comparação entre as maiores balas disponíveis no mercado e à direita abaixo, a bala do Avenger usada no A-10.

Comparativo de balas

Comparativo de balas

Ela possui uma jaqueta de alumínio em volta do corpo de urânio e pesa 420 gramas (quase meio quilo) e voa a 1,6 quilômetros por segundo!

O canhão pode atirar com uma razão de 4200 tiros por minuto. Sim, isso mesmo, 4200 dessas balas por minuto! Os pilotos geralmente acionam o gatilho por 1 ou 2 segundos, o que dispara de 70 a 150 balas. Nào escrevi errado não, são até 75 balas por segundo!

E o melhor vem agora…rs

Deu pra ter uma idéia do tamanho do cartucho e da bala né?. Mas pra entender o tamanho do canhão, nada como uma foto comparativa do GA GAU-8 Avenger:

Comparativo Avenger x Fusca

Comparativo Avenger x Fusca

Cada um daqueles sete canos mede 2,84 metros. O canhão inteiro mede 5,95 metros, cabe na sua sala?
Detalhe, o canhão não descarta os cartuchos vazios, mas os joga para trás e os guarda dentro de um alojamento, por causa da velocidade do disparo, senão ia ter tanto cartucho voando que poderia danificar a própria aeronave.

Ah, só mais uma coisa: além do canhão, o A-10 pode levar um monte de bombas e foguetes sob as asas, afinal de contas ele é um avião! Dá pra encarar?

A-10 Completamente Armado

A-10 Completamente Armado

É um belo projeto, também conhecido pelo apelido de Warthog :)

Tags: , , , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo